Acompanhe aqui as incidências e o relato do encontro
O Sporting desloca-se ao terreno do FC Porto, no Estádio do Dragão, para um clássico da Liga Portugal que se antevê emocionante; um estádio em que os anfitriões mantêm uma sequência de 12 jogos sem perder no campeonato, desde abril de 2025 frente ao Benfica.
Em 2025/26, o registo caseiro dos dragões no principal escalão é de oito vitórias e um empate em nove partidas.
O fim da série invicta?
A última derrota fora de casa do Sporting remonta ainda a dezembro de 2024, frente ao Moreirense – já lá vão 20 jogos – e, até ao momento, fora de portas em 2025/26, o registo é de oito vitórias e dois empates.

A classificação atual coloca os dragões no topo da tabela, com quatro pontos de vantagem sobre os leões, enquanto outro gigante português, o Benfica, está a cinco pontos de distância na luta pelas vagas na Liga dos Campeões.
Com 13 jornadas ainda por disputar após esta jornada, ainda falta muito para qualquer equipa se poder proclamar campeã, mas se a turma de Francesco Farioli conseguir aumentar para sete pontos a diferença em relação ao Sporting, os visitantes terão um difícil caminho para entrarem na discussão do título.

Momento ideal para o Sporting defrontar o FC Porto
Rui Borges pode sentir conforto depois de os azuis e brancos terem perdido pela primeira vez para o campeonato na última jornada, uma derrota por 2-1 frente ao Casa Pia no Estádio Municipal de Rio Maior. Essa derrota pôs fim à impressionante série de 19 jogos sem perder e, como tantas vezes acontece quando a aura de invencibilidade é quebrada, os jogadores precisam de um ou dois jogos para reajustar e voltar ao equilíbrio.
Por isso, talvez não haja melhor altura para o Sporting visitar o seu rival.
O Sporting também passou por dificuldades na última jornada, mas acabou por vencer o Nacional por 2-1 graças a um golo nos descontos.
Na última vez que estas duas equipas se defrontaram, o FC Porto saiu vencedor com um triunfo por 1-2 no Estádio José Alvalade, em agosto. Luuk de Jong e William Gomes foram os heróis portistas, com o colega Nehuén Perez a marcar um autogolo que tornou o resultado mais equilibrado para o Sporting. Curiosamente, nenhum dos três está disponível para segunda-feira, o brasileiro castigado após a expulsão na última jornada, enquanto o neerlandês e o argentino não jogam mais esta época devido a lesões graves.
Um jogo que promete golos
Os adeptos de ambos os clubes sabem que os golos são garantidos, já que o último empate sem golos entre as equipas aconteceu em fevereiro de 2021.
Podemos assisistir ao caso do objeto inamovível contra a força imparável: o Sporting tem o melhor ataque, com 54 golos marcados na Liga esta época (diferença de golos de +43), enquanto o FC Porto apresenta a melhor defesa, tendo concedido apenas seis golos em 20 jogos (diferença de golos de +35).
Nos últimos seis jogos para a Liga, o FC Porto venceu cinco e perdeu um, enquanto o Sporting também somou cinco vitórias e um empate.

Samu e Suarez são os homens perigosos
Em relação aos jogadores mais perigosos, os 13 golos de Samu colocam-no como o quinto melhor marcador da divisão. É também quem mais remates fez pela sua equipa esta época (56) e quem mais remates enquadrados conseguiu (33).
Luis Suarez está a brilhar no Sporting com 18 golos, o segundo melhor registo da Liga, e também é quem mais remates fez (93) e mais remates enquadrados (42) na equipa.

O antigo jogador do Barcelona e agora maestro do Sporting, Trincão, merece também destaque, pois lidera as assistências com sete e criou 49 oportunidades para os leões. Não será surpresa se o mago esquerdino tiver influência no destino dos pontos.
Equipas equilibradas
Ambas as equipas apresentam taxas de conversão de remates idênticas (19%), embora o Sporting lidere nos passes completos (88%), remates totais (375) e remates enquadrados (145).

Os anfitriões também não ficam atrás nestes aspetos, embora a sua percentagem de passes completados (85%) os coloque como a quarta melhor equipa da divisão, enquanto os 289 remates totais e 112 enquadrados os posicionam em terceiro lugar em cada categoria. Com 15 jogos sem conceder golos esta época, ninguém se aproxima do FC Porto.
Vale a pena prestar atenção aos primeiros 15 minutos após o intervalo e aos últimos 15 minutos do jogo. Isto porque os dragões marcaram e concederam mais golos logo após o recomeço, e o Sporting fez o mesmo a partir do minuto 75.
Ambas as equipas perderam um jogo depois de concederem primeiro esta época, mas nenhuma perdeu quando marcou primeiro, por isso não há nada que as separe.
Que grande espetáculo nos espera.

