Análise: Gustavo Varela saiu da sombra para liderar o ataque do Gil Vicente

Gustavo Varela, avançado do Gil Vicente
Gustavo Varela, avançado do Gil VicenteHUGO DELGADO/LUSA

A fantástica campanha do Gil Vicente ficará para sempre associada à meia época extraordinária de Pablo, entretanto transferido para o West Ham. Após a venda do filho de Pena, permanece a indefinição quanto ao novo líder do ataque da equipa de César Peixoto, mas Gustavo Varela tem dado sinais claros de que está preparado para assumir esse papel.

Acompanhe as incidências da partida

Antes da deslocação à Amoreira, para defrontar o Estoril Praia num dos jogos mais interessantes da jornada 23, existe uma luta a três na frente de ataque gilista.

Carlos Eduardo foi titular diante do SC Braga, uma jornada depois de Héctor Hernández, reforço contratado em janeiro para ocupar o lugar de Pablo, ter saído do banco para apontar o golo decisivo frente ao Moreirense. Na ronda seguinte, o espanhol não foi utilizado e foi Gustavo Varela o escolhido para tentar desequilibrar o duelo pelo quarto lugar frente aos arsenalistas.

O avançado emprestado pelo Benfica voltou a ter impacto a partir do banco - tal como já tinha acontecido frente ao Famalicão, no primeiro bis do filho de Fernando Varela na Liga Portugal -, e o internacional sub-21 português começa a reclamar a titularidade no conjunto gilista.

O mapa de golos esperados de Gustavo Varela na Liga Portugal
O mapa de golos esperados de Gustavo Varela na Liga PortugalOpta by Stats Perform

Banco de créditos firmados

Gustavo Varela soma quatro golos na Liga Portugal, todos apontados após sair do banco. Registo que faz do avançado o melhor marcador do campeonato na condição de suplente utilizado, a par de Nenê (AFS).

A tendência pode ser interpretada como um argumento para César Peixoto continuar a utilizá-lo nas segundas partes, mas o caráter decisivo do avançado esta temporada também reforça a ideia de que merece uma oportunidade de início, na procura por um substituto direto de Pablo no onze.

O jogador de 21 anos marcou os quatro golos apontados na Liga em três jogos frente a rivais do Minho disputados no Estádio de Barcelos, três dos quais nas vitórias frente a Famalicão (5-0) e SC Braga (2-1), que devolveram o Gil Vicente ao quarto lugar da Liga.

Numa altura em que a temporada se aproxima a passos rápidos da reta final, Gustavo Varela tem razões para encarar as próximas jornadas com otimismo e tem no Estádio da Luz um exemplo a seguir.

Tomás Araújo foi a última águia emprestada ao Gil Vicente e, depois de uma primeira metade da época intermitente, ganhou espaço no onze gilista na segunda volta e utilizou essa sequência para se afirmar mais tarde no clube de origem.

Os números de Gustavo Varela
Os números de Gustavo VarelaFlashscore

Se for titular na visita ao Estoril Praia, Gustavo Varela poderá dar um passo importante para se fixar definitivamente no onze do Gil Vicente nesta fase decisiva da época, confirmando que pode ser mais do que um joker para sair do banco.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Siga as exibições dos seus jogadores favoritos no Flashscore. Saiba como aqui.