O Benfica recebe o Gil Vicente no arranque da jornada 7 e está proibido de perder pontos, algo que aconteceu nas últimas duas partidas no Estádio da Luz para a Liga Portugal. No entanto, José Mourinho vai ter de defrontar a equipa revelação da temporada sem o argentino Enzo Barrenechea, castigado por acumulação de cartões.
Siga as incidências do encontro
Descanso forçado para Enzo Barrenechea. Depois de participar nos 12 jogos do Benfica esta temporada, o médio argentino vai ficar de fora pela primeira vez desde que chegou a Portugal, após ter visto o quinto amarelo na Liga, ao fim de apenas seis jornadas.
Os números assustam e devem ser corrigidos, até porque o próximo castigo chegará depois de quatro cartões, mas para já importa perceber qual o jogador do plantel encarnado que melhor pode substituir o argentino na partida frente à equipa de César Peixoto.
Nesse sentido, o Flashscore apresenta as alternativas à disposição do Special One.

Leandro Barreiro
Ao contrário de Enzo, Leandro Barreiro foi titular apenas em três jogos esta época, mas nunca jogou na posição de médio mais defensivo. Bruno Lage não via o internacional luxemburguês como uma opção para essa posição. José Mourinho concordou com o conterrâneo, mas não excluiu a hipótese de apostar no ex-Mainz na ausência de Barrenechea.
"É um jogador disponível, um bom soldado, é rápido, tem boa transição defensiva e pode transformar-se num médio defensivo, mas estou de acordo com o Bruno. É perigoso a partir de trás", disse o técnico benfiquista.

Ao contrário do argentino, Leandro Barreiro é um jogador com maior raio de ação e que poderá acrescentar uma arma ofensiva, tendo em conta a especial apetência para surgir à entrada da área. No entanto, perante a titularidade garantida de Ríos, apostar no luxemburguês pode ser um risco demasiado grande para um jogo contra um adversário complicado.
Fredrik Aursnes
À esquerda, à direita ou ao centro, Aursnes surge como alternativa sempre que há uma baixa no Benfica.
O médio norueguês tem feito quase toda a temporada sobre a direita, mas a estreia de Lukebakio voltou a fazer com que Aursnes colocasse a sua polivalência em prol da equipa, passando para a lateral esquerda.

Com o castigo de Barrenechea, Mourinho pode aproveitar a inteligência tática do internacional nórdico e colocá-lo numa posição pouco habitual desde que chegou ao Benfica, mas que pode ser mais frequente depois da venda de Florentino e enquanto Manu não recupera.
Na conferência de antevisão, o técnico benfiquista deixou clara a sua opinião sobre Aursnes: "É um jogador que permite que tudo aconteça, temos sempre uma solução alternativa que pode compensar toda a imprevisibilidade".

Tomás Araújo
Num plantel sem uma alternativa direta e disponível para Enzo Barrenechea, José Mourinho terá forçosamente de fazer mudanças e Tomás Araújo pode ser uma aposta a considerar. A qualidade com bola do defesa formado no Benfica e as capacidades defensivas fazem com que seja natural pensar na adaptação do internacional sub-21 português, que foi lateral direito na segunda metade da época passada.

Ainda sem muito ritmo de jogo esta época, até devido à lesão que o deixou fora do Mundial de Clubes, esta pode ser uma primeira oportunidade para Tomás Araújo se mostrar a José Mourinho e conseguir reaproximar-se do onze e até da seleção, recordando que chegou a ser convocado por Roberto Martínez.
