Siga a Liga Portugal no Flashscore
No regresso aos relvados do campeonato português, após a pausa para os jogos de qualificação para o Mundial-2026, o Benfica recebe na sexta-feira o Santa Clara, enquanto o rival lisboeta desloca-se no sábado a Famalicão, no rescaldo da derrota na receção ao FC Porto.
O triunfo conquistado na ronda anterior em Alvalade, por 1-2, e a forma autoritária como foi alcançado, demonstrou que os dragões estão preparados para desempenhar um papel mais interventivo na luta pelo título, ao contrário do que sucedeu nas duas últimas temporadas.
A equipa treinada pelo italiano Francesco Farioli conta por vitórias os quatro encontros disputados no campeonato e não parece que o Nacional, nono classificado, tenha argumentos para contrariar o favoritismo contrário, apesar de ainda não ter perdido fora de casa.

O jogo está envolto em polémica muito antes do pontapé de saída, uma vez que os madeirenses ameaçaram não comparecer, alegando dificuldades em conseguir uma “alternativa de viagem viável e condizente com uma equipa profissional”.
A Liga de clubes informou que desbloqueou soluções para o Nacional viajar na sexta-feira, mantendo inalterada a data e hora (18:00) da partida com o FC Porto, que deverá estar privado dos autores dos dois golos frente ao Sporting – os avançados Luuk de Jong e William Gomes - devido a lesão.
Os dragões poderão entrar em campo em igualdade pontual com o Benfica, uma vez que o clube da Luz, quarto posicionado a três pontos de distância (e com um jogo em atraso, perante o Rio Ave, referente à primeira jornada), recebe na véspera o Santa Clara, que ocupa a 10.ª posição.
O técnico Bruno Lage não poderá contar com o defesa Dedic, suspenso, nem com o avançado Lukebakio, o mais recente reforço, devido a lesão, enquanto Otamendi pode ser outra baixa de vulto, uma vez que o selecionador da Argentina, Lionel Scaloni, revelou que o capitão benfiquista jogou lesionado frente à Venezuela.

O Sporting, terceiro colocado, parece enfrentar o adversário mais problemático, atendendo à boa forma evidenciada pelo Famalicão no arranque de 2025/26: os famalicenses são uma das cinco equipas invictas e estão, inclusive, à frente da equipa treinada por Rui Borges, ocupando o segundo lugar na classificação da Liga, com 10 pontos, a dois do líder.
O SC Braga procura melhorar o sexto lugar quando receber no domingo o Gil Vicente, sétimo posicionado, num confronto entre minhotos que encerra a jornada, enquanto o Moreirense, outra equipa do Minho, atualmente no quinto posto, pode também juntar-se provisoriamente ao FC Porto no comando (tal como o Benfica), se vencer no sábado o Rio Ave, pouco antes de os portuenses entrarem em campo.
