Mais

António Salvador: "Se não fosse o SC Braga, FC Porto, Benfica e Sporting não estavam na Champions"

António Salvador, presidente do SC Braga
António Salvador, presidente do SC BragaLiga Portugal

António Salvador, presidente do SC Braga, marcou presença este sábado no Portugal Football Summit, na Cidade do Futebol, e falou na participação das equipas portuguesas nas competições europeias.

SC Braga na Liga Europa: "Começar a época cedo? Se for analisar, o SC Braga é um clube que nas últimas décadas está permanentemente nas competições europeias. O SC Braga foi quarto classificado e teve que fazer três pré-eliminatórias para chegar à Europa League, o que representam seis jogos. Todos os jogos, mais seis jogos, o SC Braga fez 16 partidas até ao momento. Tem que se preparar a época cedo. Também temos a mudança do treinador, que está a tentar implementar novas ideias. É inconcebível para um clube como para o SC Braga fazer seis jogos para chegar a uma fase de liga."

Sucesso do SC Braga: "O que posso dizer é que o SC Braga fez um caminho diferente. Definiu três pilares: estabilidade financeira, reunir quadros competentes em todas as áreas e construir todas as infraestruturas para o melhor do nosso clube. O SC Braga teve esta visão e acho que todos os clubes deviam pensar assim."

Vitória SC: "O futebol português tem que ser alterado, temos que ter um campeonato mais equilibrado, para termos os clubes em condições de participar nas provas europeias. Na Conference League, apenas o Vitória SC entrou na fase de liga e fez uma excelente campanha. Perdemos muito por não ter equipas para lutar para entrar nesta competição. O SC Braga tem pontuado para Portugal. Têm que existir mais equipas fortes."

Centralização: "Essa visão demográfica, não podemos crer que na UEFA há centralização de receitas e possamos receber idêntico e em Portugal não. O Liverpool no ano passado foi campeão nacional e recebeu 1,6 acima do último classificado em receitas de TV. Tem muita mais dimensão que o Southampton mas não é por aí que deixa de receber assim. É para competitividade do campeonato. FC Porto, Benfica e Sporting têm cerca de 2 milhões (de seguidores) no Instagram. O Real Madrid tem perto de 200 milhões. Pela demografia e questão social, quanto é que receberiam da UEFA? Não podemos querer uma coisa nas provas europeias e outra no campeonato. Temos de distribuir receitas por todos para todos serem mais competitivos."

Entendimento do SC Braga: "Enquanto presidente, estratégia e clube, as receitas devem ser distribuídas de forma diferente para termos um campeonato mais competitivo. Se não fosse o que o SC Braga fez nos últimos anos, FC Porto, Benfica e Sporting não estavam os três na Champions. Era impossível. O SC Braga é fundamental para esse trajeto. Também haver clubes na Conference League para o SC Braga entrar direto na Liga Europa."

Cimentar 6.º lugar do ranking: "Isso vai depender muito do que se fará daqui para a frente e a forma como possamos ser competentes. O SC Braga tem feito o seu caminho. Em oito jogos, sete vitórias e um empate. Vai depender do que nós e os outros fizerem para podermos ficar com o 6.º ou estamos sujeitos a recuar. Em vez de 7.º, podemos ficar em 8º no próximo ano".