Quando já só havia coração Dani meteu a cabeça: Sporting vence Famalicão

Atualizado
Daniel Bragança marcou o golo da vitória, de cabeça, aos 82 minutos
Daniel Bragança marcou o golo da vitória, de cabeça, aos 82 minutosOpta by Stats Perform/Profimedia

O Sporting venceu este domingo o Famalicão, por 1-0, em jogo da 22.ª jornada da Liga Portugal. Sem Luis Suárez, e apesar do domínio, os leões só chegaram ao golo da vitória aos 82 minutos, num raro golo de cabeça de Daniel Bragança, lançado por Rui Borges aos 76'.

Recorde as incidências da partida

Sem poder contar com Luis Suárez, castigado, Rui Borges apostou num ataque móvel, face à ausência de Ioannidis, com Luís Guilherme, Trincão e Maxi Araújo no trio atrás de Pedro Gonçalves. Ricardo Mangas e Luís Guilherme foram as novidades em relação ao clássico com o FC Porto (1-1), ocupando as vagas de Geny Catamo, que começou no banco, e do avançado colombiano. Do lado do Famalicão, Hugo Oliveira apostou em Elisor no lugar de Abubakar, em relação ao onze que venceu o AFS (3-1).

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Susto logo a abrir

O Famalicão entrou com pressão alta e, depois de conquistar um canto, aos 2', foi Gustavo Sá a testar Rui Silva, aos 4'. Respondeu o Sporting, aos 5', com Luís Guilherme a cruzar para corte da defesa do Famalicão e, na recarga, Morita a disparar contra Ibrahim Ba.

O mesmo Ibrahima Ba, aos 8 minutos, roubou a bola a Maxi Araújo, aos 8 minutos, e disparou uma bomba sem hipótese para Rui Silva. Hjulmand reclamou e David Silva foi chamado ao VAR para rever o lance entre Maxi Araújo e Ibrahima Ba, e acabou por anular devido a irregularidade na origem do golo.

Mais espaço, mais Sporting

Em cima do quarto de hora Diomande desmarcou Maxi Araújo, que já dentro da área encheu o pé mas à figura de Carevic. Aos 24' Luís Guilherme cortou para canto, onde Gustavo Sá, em cima da linha, negou o golo após um cruzamento do mesmo Luís Guilherme. Aos 29' foi Trincão, num remate em arco, a atirar a rasar o poste, antes de Ricardo Mangas, de pé direito, acertar em cheio no ferro à meia hora, com Carevic ainda a tocar, na insistência a uma primeira tentativa de Maxi Araújo. Aos 31', uma vez mais Luís Guilherme a criar, para desta vez Maxi Araújo atirar muito desviado da baliza do Famalicão.

O posicionamento da equipa do Sporting
O posicionamento da equipa do SportingOpta by Stats Perform/Profimedia

Duas ocasiões flagrantes

Aos 34 minutos, numa perda de bola de Hjulmand, Gustavo Sá isolou Elisor que, apenas com Rui Silva pela frente, atirou ao lado.

Na resposta, na outra área, Luís Guilherme rematou de ângulo apertado para mais uma bela intervenção de Carevic, a ceder canto.

Aos 36' Mangas caiu na área, após entrada de Gil Dias, mas David Silva mandou seguir o lance e o VAR validou a decisão. Aos 42', num livre batido por Luís Guilherme, Hjulmand, à frente de Gonçalo Inácio, cabeceou por cima da baliza de Carevic, antes de Pedro Gonçalves, já dentro dos seis minutos de compensação, atirar muito por alto, antes de ver o amarelo que o afasta do jogo com o Moreirense, na 23.ª jornada. Em cima do apito, Pedro Gonçalves driblou um adversário mas o remate de pé esquerdo saiu ao lado.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Leão instalou-se no meio-campo

A segunda parte começou sem alterações nas equipas, e com Gonçalo Inácio a assistir Hjulmand, aos 48', que cabeceou muito desviado e em posição irregular. Aos 51' Fresneda facilitou e Sorriso quase aproveitou, não fosse a atenção de Rui Silva, rápido a sair de entre os postes, antes de Maxi Araújo cair em cima da grande área, travado por Gustavo Sá. Na conversão do livre, Pedro Gonçalves atirou contra a barreira, e no mesmo minuto, aos 54', Mangas desviou, Trincão rematou e Carevic fez a mancha, cedendo canto, seguido de um remate de Pedro Gonçalves, que saiu ao lado (56').

Carregava o Sporting, completamente instalado no meio-campo do Famalicão, mas sempre com dificuldades no último toque, face à ausência de uma referência ofensiva. Aos 60' Gustavo Sá tirou o pão da boca a Trincão, cedendo mais um canto.

Primeiras mudanças

Aos 62 minutos Rui Borges mexeu pela primeira vez, lançando Geny Catamo no lugar de Ricardo Mangas, com Maxi Araújo a recuar para lateral e Luís Guilherme a derivar para a esquerda. Respondeu Hugo Oliveira, tirando Gil Dias e Pedro Santos para lançar Joujou e Gonzalo Pastor. Aos 67', na sequência de mais um canto, Bondo cortou perante Morita, e David Silva mandou aguardar pelo VAR para avaliar o lance, antes de mandar seguir jogo.

Miúdo em estreia com a... arma secreta

Aos 71' Fresneda, num lance de insistência, cruzou para Trincão cabecear sem perigo, antes de Rui Borges voltar a mexer, desta vez em dose dupla, lançando Daniel Bragança e, em estreia na Liga Portugal, o jovem avançado Rafael Nel, nos lugares de Morita e Iván Fresneda, para o último quarto de hora. Respondeu uma vez mais Hugo Oliveira, com Rudi Almeida no lugar de Elisor, aos 77'.

O jogo, porém, só dava Sporting, com os nervos a crescer em Alvalade, antes de Trincão, num lance confuso, soltar um remate para mais um corte de Ibrahima Ba, a dar o corpo às balas e a desviar para canto. E foi na bola parada que Trincão bateu e Daniel Bragança, ao primeiro poste, surgiu para, de cabeça, desviar para o 1-0.

Aos 85 minutos Rui Borges voltou a mexer, tirando Pedro Gonçalves, com queixas físicas, e Luís Guilherme, para as entradas de Vagiannidis e João Simões, enquanto Marcos Peña e Beney foram a jogo no Famalicão, substituindo Gustavo Sá e Sorriso. Nos sete minutos de compensação o Famalicão ainda tentou reagir, Vagiannidis viu amarelo aos 90+2' por travar um ataque do adversário, mas os leões geriram o magro triunfo, que mantem a distância de quatro pontos para o líder FC Porto. Já o Famalicão é sexto, com 32 pontos.

Homem do jogo Flashscore: Daniel Bragança (Sporting)

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform