Mais

Não foi Santa mas caiu do céu: Benfica e Santa Clara empatam

Atualizado
Benfica e Santa Clara empataram no Estádio da Luz
Benfica e Santa Clara empataram no Estádio da LuzOpta by Stats Perform/Profimedia
O Benfica empatou esta sexta-feira a um golo, no Estádio da Luz, diante do Santa Clara, na 5.ª jornada da Liga Portugal. A jogar com dez desde os 38 minutos, os açorianos sofreram o 1-0 aos 59 minutos, por intermédio de Pavlidis, mas aos 90+2' Vinícius Lopes aproveitou uma oferta de Otamendi para empatar o jogo.

Recorde as incidências da partida

Sem poder contar com Dedic, a cumprir castigo e lesionado, Bruno Lage promoveu a titularidade de Tomás Araújo, como lateral-direito, além de regressar ao sistema com dois avançados, juntando Ivanovic e Pavlidis, com o reforço Sudakov no banco de suplentes. Já do lado do Santa Clara, Vasco Matos repetiu o onze que venceu o Estoril (0-1) no último sábado.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Duelo Gabriel-Ríos

A jogar em casa, o Benfica assumiu desde início as despesas da partida e, aos 8 minutos, Richard Ríos teve o primeiro remate, forte e travado por bela defesa de Gabriel Batista, antes de Pavlidis atirar ao lado. Aos 12' nova tentativa de Ríos, uma vez mais travada por Gabriel Batista. A resposta do Santa Clara surgiu aos 17 minutos, na velocidade de Brenner, que ultrapassou Otamendi, valendo o corte crucial de Dahl para canto.

O posicionamento da equipa do Benfica
O posicionamento da equipa do BenficaOpta by Stats Perform/Profimedia

Já depois do terceiro remate, contra Sidney Lima, aos 23 minutos Richard Ríos picou para a área, onde Ivanovic ainda tocou de cabeça mas sem perigo para a baliza do Santa Clara. Os açorianos valeram-se uma vez mais de Brenner, em velocidade, aos 26', desta vez em lance cortado por Otamendi para novo canto. Aos 33 minutos foi Matheus Pereira a rematar, com a bola a desviar em António Silva e a resultar em novo canto para os açorianos, sem perigo para Trubin.

Santa Clara reduzido a dez

Aos 34 minutos PV entrou com o pé ao nível da cabeça de Tomás Araújo. João Pinheiro mostrou cartão amarelo mas foi chamado ao VAR, reviu as imagens e decidiu-se pelo vermelho direto ao ala do Santa Clara.

Reduzidos a dez, os açorianos tentaram controlar os estragos, o Benfica subiu linhas e aos 44 minutos, após remate de Frederico Venâncio e defesa incompleta de Trubin, Gabriel Silva surgiu isolado para a recarga mas atirou ao lado, com tudo para fazer o 0-1.

Já dentro dos cinco minutos de compensação, aos 45+2', Ivanovic aproveitou um ressalto mas o remate saiu muito por cima da baliza do Santa Clara, antes de Richard Ríos voltar a testar a meia distância, com a a bola a sair ao lado (45+4'), antes de Pavlidis cabecear para Gabriel Batista segurar, aos 45+5'.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Ordem para cruzar até marcar

Para a segunda parte Bruno Lage retirou Tomás Araújo para apostar em Prestianni, enquanto Vasco Matos, que viu amarelo por protestos ao intervalo, manteve as mesmas dez unidades que terminaram os primeiros 45 minutos.

Logo aos 47', após Dahl cruzar, Ivanovic cabeceou mas Frederico Venâncio aliviou para canto. Foi, de resto, a partir de cruzamentos que o Benfica foi encostando o Santa Clara ao último reduto, tal como sucedeu aso 52 minutos, com Dahl a levantar para Ivanovic cabecear fácil para defesa de Gabriel Batista. E foi aos 59 minutos, após uma falta de Gabriel Silva sobre Prestianni, que Aursnes bateu o livre, Otamendi cabeceou para defesa incompleta de Gabriel Batista e, na recarga, Pavlidis encostou para fazer o 1-0.

Vasco Matos mexeu de imediato no Santa Clara, com Diogo Calila e Vinícius Lopes nos lugares de Brenner e Gabriel Silva, antes de Matheus testar a atenção de Trubin, aos 62'. Aos 64 minutos, mais um cruzamento da esquerda, desta vez de Schjelderup, e Ivanovic ficou a centímetros do 2-0. Aos 71' foi novamente Ivanovic a encher o pé, Gabriel Batista a defender e Pavlovic, na recarga, a atirar ao lado mas já em posição irregular.

Estreia para Sudakov

Logo depois, Bruno Lage operou uma tripla substituição, com Leandro Barreiro, Henrique Araújo e a estreia de Sudakov, nos lugares de Richard Ríos, Schjelderup e Ivanovic.

Aos 76 minutos, após um ressalto de bola, Diogo Calila, já de ângulo apertado, rematou para defesa atenta de Trubin, cedendo canto para os açorianos, que aos 77' voltaram a assustar o guarda-redes ucraniano, num remate de Serginho ainda desviado pela cabeça de Enzo Barrenechea e pelo peito de Otamendi, até acabar nas mãos de Trubin.

Aos 79 minutos foi Leandro Barreiro, de cabeça, a atirar ao lado da baliza do Santa Clara, e aos 80' António Silva a cruzar para Pavlidis quase chegar para o desvio. Para a reta final da partida, Vasco Matos lançou Carter, Luquinhas e Pedro Ferreira, nos lugares de Adriano Firmino, Matheus Pereira e Serginho. Os açorianos refrescaram as ideias, tal como as águias o tinham feito, e aos 90+2 minutos o Santa Clara foi feliz, aproveitando uma falha enorme de Otamendi no corte, deixando Vinícius Lopes isolado para apontar o 1-1.

Homem do jogo Flashscore: Vinícius Lopes (Santa Clara)

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform