Recorde as incidências da partida
Foram quatro as novidades no onze inicial do Sporting. Matheus Reis cumpriu castigo, enquanto Gonçalo Inácio, apesar de apto, começou no banco. Já Hjulmand esteve ausente devido a motivos pessoais, enquanto Trincão foi poupado, levando às apostas em Eduardo Quaresma, Morita, Pedro Gonçalves e Luís Guilherme. Do lado do Nacional, Tiago Margarido repetiu o onze que goleou o Rio Ave, por 4-0, na última jornada.

Nacional de peito feito
Ainda os adeptos acabavam de cantar O Mundo Sabe Que quando Rui Silva, devido à intensa chuva, quase perdia a bola para Paulinho Boia dentro da área do Sporting, aos 2 minutos. Aos 7' foi Luís Guilherme a arranca pela esquerda, conquistando um canto. Aos 9' foi Fresneda a cruzar, da direita, para corte crucial de Matheus Dias. Aos 11' voltou a valer Matheus Dias, desviando para canto o cruzamento de Maxi Araújo.
Geny Catamo fez de Rui Silva
Aos 13 minutos, na sequência de um canto do Sporting, o Nacional saiu em transição, Eduardo Quaresma ainda conseguiu um primeiro corte, antes de escorregar no relvado molhado, mas Gabriel Veron rematou para corte crucial de Geny Catamo, a fazer de guarda-redes, evitando o golo inaugural para os insulares.
Aos 19 minutos Matheus Dias voltou a ser o bombeiro, cortando para canto o cruzamento de Fresneda, e na sequência da bola parada Diomande cabeceou mas sem perigo para a baliza do Nacional. Aos 25' foi Luis Suárez a cabecear para Léo Santos desviar o perigo, antes de Diomande, à meia hora, ficar a pedir grande penalidade na área insular, após lance com Léo Santos, mas Ricardo Baixinho mandou seguir e o VAR ratificou a decisão.
Rugido? Só na compensação
Aos 36 minutos, à entrada da área, João Simões encheu o pé mas a bola saiu à figura de Kaique, antes de Luís Guilherme, lançado por Maxi Araújo, entrar dentro da área mas perdendo tempo de remate. Aos 40' surgiu Pedro Gonçalves, de pé esquerdo, a atirar para nova intervenção de Kaique, antes de Diomande, aos 42', cortar um livre do Nacional que iria cair na cabeça de Matheus Dias. Em cima dos 45', em novo livre, Liziero bateu para Rui Silva sair e socar.
E foi já dentro do primeiro de dois minutos de compensação que Geny Catamo, da direita, cruzou para Luis Suárez finalizar na cara de Kaique, que com reflexos apurados negou o 1-0 ao Sporting.

Pote à chuva
Sem alterações ao intervalo, o Sporting tentou entrar com maior caudal ofensivo na segunda parte. Aos 55 minutos Geny Catamo arrancou um livre e um cartão amarelo a Zé Vítor e, na bola parada, Maxi Araújo atirou para defesa de Kaique.
Aos 64 minutos Rui Borges mexeu, e em dose dupla, tirando Luís Guilherme e João Simões para lançar Trincão e, em estreia, Souleymane Faye, com Pedro Gonçalves a recuar para o meio-campo. Do lado do Nacional, Witi ocupou a vaga de Paulinho Boia, aos 65'. Aos 71 minutos Veron caiu na área do Sporting, em lance com Eduardo Quaresma, mas Ricardo Baixinho mandou seguir. Aos 72' foi Rui Silva a aplicar-se para travar o remate de José Gomes, mas foi mesmo o leão a desbloquear o marcador, aos 73 minutos: jogada pela direita, com Faye e Luis Suárez envolvidos, antes de Trincão rematar para defesa de Kaique e, na recarga, Pedro Gonçalves assinar o 1-0.
Paraguaio gelou Alvalade
A resposta do Nacional, porém, foi praticamente imediata. Aos 76 minutos Gabriel Veron rematou cruzado, da esquerda, Rui Silva ficou mal na fotografia na defesa, surgindo o lateral Alan Nuñez para, sozinho, rematar para assinar o 1-1 em Alvalade.
A dez minutos do fim Rui Borges voltou a mexer em dose dupla, tirando Pedro Gonçalves e Geny Catamo para lançar Kochorashvili e Alisson, enquanto Tiago Margarido abdicou de Gabriel Veron e Joel Silva para apostar em Daniel Júnior e Labidi.
Aos 84 minutos Trincão teve boa situação, mas o remate bateu na muralha defensiva do Nacional, e aos 88 minutos Luis Suárez marcou mesmo, de cabeça, após cruzamento de Trincão, mas o golo viria a ser anulado por fora de jogo de 8 centímetros do avançado colombiano.
Tiago Margarido ainda voltou a mexer, lançando Lucas João e André Sousa, nos lugares de Chuchu Ramírez e Liziero, já dentro dos seis minutos de compensação, onde o salvador voltou a aparecer: 90+6 minutos, Alisson a acelerar pela esquerda e a servir Luis Suárez para o 25.º golo da época, o 18.º na Liga Portugal e dando ao Sporting a quinta vitória consecutiva.
Homem do jogo Flashscore: Luis Suárez (Sporting)

