Mais

Reviravolta com os suspeitos do costume: Sporting vence em Famalicão

Atualizado
Luis Suárez apontou o golo da reviravolta do Sporting
Luis Suárez apontou o golo da reviravolta do SportingOpta by Stats Perform/Profimedia
O Sporting venceu este sábado o Famalicão, por 1-2, com direito a reviravolta, na 5.ª jornada do campeonato. Gustavo Sá colocou a equipa da casa em vantagem, aos 17 minutos, antes de Pedro Gonçalves empatar, aos 22 minutos, e Luis Suárez completar a reviravolta, aos 65', num jogo que marcou igualmente a estreia de Fotis Ioannidis com a camisola dos leões.

Recorde as incidências da partida

Hugo Oliveira, treinador do Famalicão, fez duas alterações em relação à equipa que venceu o AFS, com Ibrahima Ba no lugar de Leo Realpe, que cumpriu castigo, e com Gil Dias na vaga de Pedro Santos. Já do lado do Sporting, e sem poder contar com Rui Silva e Geny Catamo, ambos lesionados, Rui Borges promoveu a estreia absoluta de João Virgínia em jogos da Liga Portugal, com Quenda a ocupar a vaga do extremo moçambicano. Por opção, Vagiannidis estreou-se igualmente como titular, em vez de Fresneda, no lado direito da defesa dos leões.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Laboratório abriu o ativo

A primeira oportunidade do jogo pertenceu ao Sporting, aos 6 minutos, quando na sequência de um livre Hjulmand desviou de cabeça e Luis Suárez, à meia volta, rematou por cima. Respondeu o Famalicão, aos 9', com Rodrigo Pinheiro a encher o pé e a bola a ainda desviar em Mangas, passando a rasar o poste da baliza de João Virgínia. Em cima do quarto de hora, grande oportunidade para os leões, com Francisco Trincão a isolar Quenda que, na cara de Carevic, viu o guarda-redes do Famalicão fazer a mancha e evitar o 0-1.

Na resposta, aos 17 minutos, e na sequência de um canto batido por Gil Dias, o médio cruzou, Trincão alivou mal e a bola ficou para Gustavo Sá que, nas costas de Ricardo Mangas, surgiu para, de cabeça, bater João Virgínia e apontar o 1-0.

Classe para o empate

A resposta do Sporting não demorou e, volvidos cinco minutos, Geovany Quenda abriu um grande passe, Vagiannidis deixou a bola passar entre as pernas e Pedro Gonçalves, com uma receção orientada e um toque de classe, por entre as pernas de Carevic, empatou a partida em Famalicão, aos 22', assinando o primeiro golo sofrido pela equipa de Hugo Oliveira esta temporada.

Aos 27 minutos Pedro Bondo tentou visar a baliza de Virgínia, com remate por cima da barra, antes de Trincão, em cima da meia hora, e aproveitando um mau passe de Mathias de Amorim, rematar cruzado e a rasar o poste da baliza de Carevic. Aos 38 minutos novo passe de desmarcação desta vez de Kochorashvili, a lançar Luis Suárez, que picou sobre Carevic, mas em posição irregular, pelo que a reviravolta não contou.

Dentro dos cinco minutos de compensação, Debast, primeiro, e Gonçalo Inácio, depois, aliviaram dois cruzamentos perigosos do Famalicão para a área, com canto deste último a resultar em cabeceamento de Justin de Haas ao lado.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

O ferro a abrir

A segunda parte arrancou sem alterações nas equipas, e com Quenda uma vez mais pertíssimo do golo, aos 49 minutos, com o remate a embater no poste da baliza de Carevic, após cruzamento de Ricardo Mangas. Respondeu o Famalicão, aos 51', com Mathias de Amorim a roubar a bola a Hjulmand, a rematar para enorme intervenção de João Virgínia mas em lance anulado por falta sobre o capitão do Sporting.

Aos 58 minutos, valeu ao Famalicão, uma vez mais, Justin de Haas a tirar o pão da boca a Luis Suárez, que se preparava para marcar após belo cruzamento de Trincão. Aos 62', após mais um canto para os leões, Francisco Trincão tentou de meia distância mas a bola saiu por cima.

Reviravolta antes de Ioannidis

Pouco depois da hora de jogo, Rui Borges chamou Ioannidis e Maxi Araújo, que já estavam junto à linha para entrar quando, aos 65 minutos, Pedro Gonçalves, numa jogada de insistência, serviu Luis Suárez que, solto ao segundo poste, encheu o pé e operou a cambalhota no marcador.

Mesmo em vantagem no marcador, Rui Borges manteve a estratégia delineada e, aos 68 minutos, lançou Maxi Araújo e Ioannidis, nos lugares de Ricardo Mangas e Kochorashvili, com Pedro Gonçalves a recuar no terreno. Respondeu Hugo Oliveira, com Joujou, em estreia, e van de Looi nos lugares de Pedro Bondo e Marcos Peña.

Aos 76 minutos, já depois de Hjulmand ter perdido a bola para Sorriso, numa iniciativa resolvida pela defesa leonina, Elisor, de cabeça, atirou por cima da baliza de João Virgínia. Para os últimos dez minutos, Hugo Oliveira apostou em Pedro Santos e Zabiri nos lugares de Gustavo Sá e Elisor, com o Famalicão a manter sempre uma pressão logo à saída de bola do Sporting.

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Aos 86 minutos Pedro Gonçalves queixou-se e, em dificuldades físicas, Rui Borges chamou o jovem João Simões, bem como Alisson, lançando a dupla aos 88 minutos, com Pote e Luis Suárez a saírem, na mesma altura em que o Famalicão apostou em Abubakar no lugar de Mathias de Amorim, terminando com dois pontas de lança. Ainda assim, o Sporting resistiu às derradeiras investidas da equipa da casa, que começaram logo com Pedro Santos, aos 89', em remate prensado e seguro por João Virgínia, antes de Rui Borges equilibrar a equipa, colocando Eduardo Quaresma no lugar de Trincão, aos 90+2 minutos, para suster o ímpeto final da equipa da casa e levar os três pontos para Alvalade, num 1-2 que poderia ter sido mais dilatado aos 90+5', quando Carevic voou para negar o golo a João Simões.

Homem do jogo Flashscore: Pedro Gonçalves (Sporting)

O mapa de calor de Pedro Gonçalves
O mapa de calor de Pedro GonçalvesOpta by Stats Perform/Profimedia