Mais

Brilhar com um cavalo no xadrez: Sporting goleia Boavista com póquer de Gyokeres

Atualizado
Gyokeres assinou um póquer no Estádio do Bessa
Gyokeres assinou um póquer no Estádio do BessaOpta by Stats Perform/Profimedia
O Sporting goleou este domingo o Boavista, por 0-5, no Estádio do Bessa, em jogo da 31.ª jornada do campeonato. Viktor Gyokeres, com um póquer, aos 6', 45+1', 50' e 90+2', voltou a ser a grande figura da partida, com Maxi Araújo a marcar o quarto golo dos leões, aos 57'. Com este resultado o Sporting volta à liderança isolada da Liga, em igualdade pontual (75) com o Benfica, a duas semanas do dérbi na Luz.

Recorde as incidências da partida

Stuart Baxter fez apenas uma troca face ao triunfo frente ao Farense, apostando em Moussa Koné para o lugar do castigado Seba Pérez. Quanto ao avançado Bozenik, começou no banco, após a transferência falhada para a MLS. Do lado do Sporting, Rui Borges manteve a aposta em Pedro Gonçalves, tal como aconteceu no jogo da meia-final da Taça de Portugal, diante do Rio Ave. Eduardo Quaresma, Geny Catamo e Maxi Araújo foram as novidades no onze, em detrimento de St. Juste, Fresneda e Matheus Reis.

Embalados pela onda verde

O Sporting entrou a todo o gás no Bessa, atacando para o lado da enorme falange de apoio leonina, e logo aos 2 minutos Vaclik parou o remate de Francisco Trincão, a cumprir o 150.º jogo oficial pelos verde e brancos. Ao segundo remate, o leão colocou-se na frente: Pedro Gonçalves no início da jogada, Maxi Araújo a cruzar da esquerda e Gyokeres a surgir solto na área para finalizar.

Aos 11 minutos surgiu a resposta do Boavista, com Reisinho, esquecido na área na sequência de um canto, a cabecear, com a bola a ainda bater na barra da baliza de Rui Silva. No minuto seguinte, Gyokeres a tentar o golo da época, numa bicicleta perfeita travada por Vaclik, antes de Trincão, pela direita, atirar para nova defesa do guardião axadrezado.

Aos 19' foi Gyokeres a surgir na área, caindo em lance com Fogning. O árbitro Miguel Nogueira mandou jogar, o VAR validou a decisão.

Posicionamento médio da equipa do Sporting
Posicionamento médio da equipa do SportingOpta by Stats Perform/Profimedia

Aos 24', de livre, Debast abriu ao segundo poste mas o cabeceamento de Diomande saiu fraco e fácil para Vaclik segurar. Respondeu o Boavista, aos 25', com Van Ginkel a rematar contra Eduardo Quaresma. Aos 29' Pedro Gonçalves ganhou um livre, Gyokeres arriscou o remate direto mas a bola saiu muito por cima. Segundos depois, Hjulmand cortou uma bola a meio-campo, que sobrou para Pedro Gonçalves, mas o remate saiu desviado. Aos 33 minutos foi novamente o avançado sueco do Sporting, após cruzamento de Trincão, a cabecear a rasar o poste da baliza de Vaclik.

Aí vão 50!

O Sporting não tirava o pé do acelerador e, aos 34', Maxi Araújo acelerou pela esquerda, Trincão chutou mas o remate foi desviado para canto.

Já em tempo de compensação, aos 45+1 minutos, Trincão fugiu pelo meio e serviu Gyokeres, que acelerou, ultrapassou Abascal e, dentro da área, disparou para o 0-2, assinando o 50.º golo desta temporada.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Novas caras, o mesmo herói

Já amarelado, Pedro Gonçalves não voltou para a segunda parte, com Geovany Quenda lançado no Sporting, enquanto do lado do Boavista as apostas recaíram em Bozeník e Ariyibi, nos lugares de Van Ginkel e Moussa Koné.

O primeiro remate da segunda parte pertenceu precisamente a Quenda, aos 48', para Vaclik segurar, antes de Gyokeres, quem mais, elevar a contagem aos 50 minutos: Trincão uma vez mais na assistência, pelo meio, a servir o avançado sueco que, da direita, disparou sobre Fogning e rematou entre as pernas de Vaclik para completar o hat trick no Bessa.

Aos 56', mais uma arranca de Gyokeres, agora em fora de jogo, com o sueco a contornar Vaclik antes de atirar ao lado. No minuto seguinte, em nova investida do avançado sueco, Vaclik ainda travou o póquer mas nada pôde fazer na recarga vitoriosa de Maxi Araújo, que assinou o 0-4.

Em cima da hora de jogo, já depois de uma iniciativa individual de Diomande, que saiu ao lado, surgiu Bozenik, na área do Sporting, a ganhar precisamente ao central costa-marfinense, mas a cabecear por cima da baliza de Rui Silva. Aos 68' foi Geny Catamo, servido por Trincão, a rematar para defesa de Vaclik, antes de Rui Borges voltar a mexer, tirando Maxi Araújo e Hjulmand para lançar Matheus Reis e o regressado Morita. Aos 71' foi a vez de Stuart Baxter mexer, lançando Pedro Gomes e Augusto Dabó nos lugares de Filipe Ferreira e Salvador Agra.

Aos 73 minutos Gyokeres voltou a ameaçar o póquer, travado por nova intervenção de Vaclik, antes de Harder substituir Geny Catamo, aos 79', com Abascal, aos 83', a impedir um desvio perigoso do avançado dinamarquês. Em cima dos 90', já amarelado e de fora da próxima jornada, Diomande deu o lugar a St. Juste no Sporting, antes dos três minutos de compensação, com tempo suficiente para Gyokeres, aos 90+2', assinar o póquer no Bessa: Trincão serviu Harder na esquerda e o avançado dinamarquês cruzou para Gyokeres, que só teve de encostar.

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Com esta vitória, o Sporting responde à goleada do Benfica diante do AFS (6-0) e retoma a liderança partilhada do campeonato, agora com 75 pontos. Daqui a duas semanas há dérbi pelo título, no Estádio da Luz.

Homem do jogo Flashscore: Viktor Gyokeres (Sporting)

O mapa de calor de Viktor Gyokeres
O mapa de calor de Viktor GyokeresOpta by Stats Perform/Profimedia