Dois minutos para o sprint do líder: FC Porto vence Tondela

Atualizado
Samu abriu caminho ao triunfo do FC Porto em Tondela
Samu abriu caminho ao triunfo do FC Porto em TondelaOpta by Stats Perform/Profimedia

O FC Porto venceu este domingo o Tondela, por 0-2, em jogo da 13.ª jornada da Liga Portugal, e alargou a vantagem na liderança do campeonato para cinco pontos em relação ao Sporting e oito para o Benfica. Samu, aos 48', e William Gomes, logo no minuto seguinte, apontaram os golos do triunfo azul e branco.

Recorde as incidências da partida

Como seria de esperar, Francesco Farioli alterou quase todo o onze que perdeu com o Vitória SC, nos quartos de final da Taça da Liga, com apenas Alan Varela a permanecer num onze onde William Gomes foi a grande novidade, no lugar de Borja Sainz, e com Rodrigo Mora em vez de Gabri Veiga, que estava em dúvida mas surgiu no banco, tal como Deniz Gul.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A inspiração de Fontes

A primeira iniciativa pertenceu ao Tondela, aos 3', com Sithole a lançar Maranhão mas Bednarek a cortar, antes do FC Porto ficar perto do 0-1, aos 6 minutos, quando Medina cortou um cruzamento para a própria baliza, valendo enorme defesa de Bernardo Fontes, a ceder canto. Aos 11', na sequência de um livre, Jordy cabeceou fraco e fácil para Diogo Costa segurar, antes de Pepê lançar Samu, que viu Bernardo Fontes fazer a mancha e defender para canto.

Aos 19 minutos, uma vez mais de bola parada, desta vez na sequência de um canto, Jordy ganhou de cabeça mas atirou por cima da baliza de Diogo Costa. Aos 24' William Gomes cruzou com perigo, valendo o corte de Sithole, e aos 29' novamente Jordy, numa batalha física com Kiwior, a rematar mas para defesa fácil de Diogo Costa.

Festa anulada por fora de jogo

Em cima da meia hora, William Gomes a surpreender com remate de pé direito e Bernardo Fontes, uma vez mais, a negar o golo ao FC Porto.

E aos 32 minutos, num lance de insistência e com ressaltos, o FC Porto chegou mesmo ao golo, com Rodrigo Mora a aproveitar uma sobra, após remate de William Gomes, para bater Bernardo Fontes e fazer o 0-1. O lance, porém, foi ao VAR e anulado por posição irregular do médio do FC Porto.

E foi já no segundo dos três minutos de compensação que Brayan Medina conseguiu bater Diogo Costa, em novo lance de bola parada, mas com falta do central do Tondela sobre Froholdt.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Dois golos em 86 segundos

Sem substituições para a segunda parte, o FC Porto começou ao ataque e Pepê, aos 47', cruzou para Bernardo Fontes segurar. No minuto seguinte, e na sequência de um pontapé de canto, Kiwior cabeceou perante Tiago Manso, Bernardo Fontes voou para negar o golo ao central mas nada podia fazer na recarga de Samu, que assinou o 0-1, dedicando o golo a Luuk de Jong.

E como no melhor pano, normalmente, costuma cair a nódoa, logo aos 49 minutos Bernardo Fontes escorregou e permitiu que William Gomes ganhasse a bola e, com a baliza deserta, assinasse o 0-2 para o FC Porto.

Um azar nunca vem só

As más notícias para o Tondela não pararam, uma vez que aos 56 minutos Ouattara Moudjatovic ficou caído no relvado, lesionado na coxa, e foi obrigado a sair, dando o lugar a Ivan Cavaleiro. Cristiano Bacci aproveitou o momento de substituição para lançar igualmente João Afonso e André Ceitil, retirando Maranhão e Brayan Medina.

Aos 61' uma trivela de Rodrigo Mora acabou nas mãos de Bernardo Fontes, antes de Juan Rodríguez, aos 62', encher o pé mas rematar para corte de cabeça de Kiwior. Logo depois Francesco Farioli mexeu em dose dupla, lançando Borja Sainz e Pablo Rosario nos lugares de William Gomes e Rodrigo Mora.

Aos 68 minutos Hugo Félix, ainda antes do meio-campo, tentou surpreender Diogo Costa, numa bola controlada pelo guarda-redes do FC Porto, antes de Hélder Tavares ocupar o lugar de Yaya Sithole no meio-campo beirão, aos 69'. Aos 72' Francisco Moura cruzou para Samu cabecear por cima, e aos 74' Maviram tentou a sorte, à entrada da área do FC Porto, mas com o mesmo destino.

Hora de gerir

Aos 77' Samu rematou para desvio de Ceitil para canto, antes de Francesco Farioli gerir, tirando Samu e Pepê para apostar em Deniz Gul e Ángel Alarcón. Aos 81' Borja Sainz rematou por cima, antes de nova mexida no FC Porto, com Martim Fernandes no lugar de Alberto Costa, enquanto do lado do Tondela Rodríguez substituiu Hugo Félix.

Aos 83' Maviram cruzou diretamente para as mãos de Diogo Costa, e aos 87' Hélder Tavares rematou mas já com fora de jogo assinalado no ataque beirão, antes de Tiago Manso testar a pontaria, com remate de longe e ao lado, aos 89 minutos. Aos 90+2', após livre, Hélder Tavares rematou para corte de Alarcón, evitando males maiores para a baliza de Diogo Costa.

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Com este resultado o FC Porto cava ainda mais distâncias na liderança do campeonato, agora com 37 pontos, mais cinco que Sporting e mais oito que Benfica, enquanto o Tondela cai para lugar de play-off, em 16.º, com os mesmos 9 pontos de Casa Pia e Arouca.

Homem do jogo Flashscore: Victor Froholdt (FC Porto)

O mapa de calor de Froholdt diante do Tondela
O mapa de calor de Froholdt diante do TondelaOpta by Stats Perform/Profimedia