Recorde aqui as incidências do encontro
No mesmo dia em que os dragões anunciaram a contratação de Seko Fofana e foi noticiada a possível saída de Stephen Eustáquio, Farioli mexeu nos três setores em comparação com a vitória sobre o Rangers: Martim Fernandes, Pablo Rosario, Gabri Veiga e Borja Sainz voltaram ao onze, Kiwior, Froholdt, Alberto Costa e William Gomes regressaram ao banco. Nos gansos, Álvaro Pacheco mexeu apenas numa peça, lançando o reforço Lawrence Ofori por Renato Nhaga.

Gansos voam em terreno impróprio para dragões
Findo o minuto de homenagem ao antigo capitão casapiano Raúl Gonçalves, o estado do relvado era o grande assunto imediatamente antes do apito inicial e não demorou muito a confirmar as preocupações. Uma forte entrada o FC Porto podia ter resultado em golo logo nos primeiros instantes, mas Borja Sainz escorregou na altura de rematar e, pouco depois, uma má receção de Samu travou um lance promissor.
Mais habituados a estas andanças, os gansos planaram de forma impecável perante as dificuldades, aguentaram as investidas e, no primeiro lance em que partiram para o ataque de forma controlada, chegaram ao golo. Uma variação da direita para a esquerda de Tiago Morais encontrou Abdu Conté junto à linha, o lateral serviu Livolant que ganhou a linha de fundo e, sem oposição, tirou um cruzamento venenoso para a pequena área que Larrazabal concluiu sem oposição, aos 12 minutos.
Foi um excelente início de uma equipa que ainda não venceu em casa esta temporada perante uma formação que voltou a estar em desvantagem apenas pela segunda vez esta temporada no campeonato (diante do Moreirense, 9.ª jornada). Os avançados do FC Porto estavam com dificuldades para criar perigo, por isso coube aos médios testar a pontaria: Gabri Veiga, já dentro de área, disparou à figura de Patrick Sequeira e, logo a seguir, Alan Varela tentou a sorte de longe num remate com efeito que ainda beijou o poste antes de sair.
Aos 42 minutos, os azuis e brancos marcaram, mas Borja Sainz estava em fora de jogo. Em cima do descanso, o Casa Pia conseguiu respirar ao ganhar um livre lateral ainda longe da área. Abdu Conté assumiu a marcação com um cruzamento delicioso para a grande área e Thiago Silva, em disputa com João Goulart, acabou por desviar com o joelho para a própria baliza, traindo um imponente Diogo Costa. Só na primeira parte, os anfitriões conseguiram marcar dois golos à melhor defesa do campeonato, que só tinha concedido quatro tentos em 20 jogos na Liga.
Reação rápida resultou em explosão final
A 45 minutos de sofrer a primeira derrota no campeonato, Farioli lançou Alberto Costa por Martim Fernandes no reatamento que começou com um golo da sua turma. Numa jogada de insistência junto à área, o lateral ganhou de cabeça, Pablo Rosario deu um encosto a um adversário para ganhar posição já dentro de área e rematou forte e rasteiro para relançar a partida. Pouco depois, Thiago Silva ficou perto da redenção, mas Patrick Sequeira mostrou reflexos apurados para negar o empate com uma grande defesa.
Já com Osundina nos anfitriões e William Gomes e Froholdt nos forasteiros, o guarda-redes costa-riquenho voltou a brilhar para travar o tiro de Gabri Veiga, numa das poucas vezes em que Samu conseguiu ligar com os companheiros. A 20 minutos do fim, o técnico italiano arriscou tudo com as entradas de Pietuszewski e Deniz Gul, que teve impacto imediato ao obrigar Patrick Sequeira a mais uma boa defesa. Na outra área, num lance já invalidado por fora de jogo, valeu Alberto Costa a negar o golo de Livolant em cima da linha.
A 10 minutos do fim, aconteceu o inadmissível. William Gomes teve uma atitude completamente absurda ao ir com o pé à frente e acertar com a chuteira em cheio na cabeça de David Sousa, num lance completamente controlado pelo defesa. O vermelho direto indiscutível visto pelo extremo recém-entrado não só complicou a tarefa da equipa, como o retira do Clássico diante do Sporting na próxima jornada.
Com este resultado, o Casa Pia sai da posição de play-off de manutenção e sobe ao 15.º lugar, com 18 pontos, enquanto o FC Porto conserva a liderança, mas vê a vantagem na frente reduzir para quatro pontos antes da receção aos leões, segundos classificados.
Melhor em campo Flashscore: Gaizka Larrazabal (Casa Pia).

