Mais

Benfica aponta aos jogos do Sporting: "Benefícios reiterados com impacto direto na classificação"

Benfica apontou ao Sporting
Benfica apontou ao SportingBenfica

Através de um comunicado, o Benfica pediu explicações ao Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol por alegados benefícios ao Sporting. Águias apontam supostos erros de arbitragem favoráveis aos leões.

Continuam as críticas do Benfica à arbitragem na Liga Portugal. Desta feita, as águias pediram explicações à Federação Portuguesa de Futebol e ao Conselho de Arbitragem explicações por aquilo que consideram “benefícios reiterados para o Sporting, com impacto direto na classificação da Liga”.

Através de um comunicado, os encarnados elencam três alegados erros que terão favorecido os leões. Aconteceram nos jogos com Estoril (sétima jornada), Famalicão (quinta ronda) e Nacional (terceira jornada).

Recorde-se que o Sporting lidera a Liga Portugal com 18 pontos, com os mesmos pontos do FC Porto (menos um jogo) e mais um que o Benfica.

O topo da Liga Portugal
O topo da Liga PortugalFlashscore

Leia o comunicado na íntegra:

O Sport Lisboa e Benfica manifesta a sua indignação perante os sucessivos erros de arbitragem verificados neste início de temporada, que têm produzido um padrão claro: prejuízos constantes para o Benfica e benefícios reiterados para o Sporting, com impacto direto na classificação da Liga.

A saber:

1. Estoril-Sporting – Foi validado um golo em claro fora de jogo, perante a inação do árbitro e de um VAR que falhou na sua função essencial. No mesmo jogo, ficou por assinalar um penálti evidente contra o Sporting.

2. Famalicão-Sporting – O jogador Gonçalo Inácio deveria ter sido expulso quando o jogo se encontrava empatado. Mais uma vez, o árbitro foi complacente, beneficiando o Sporting.

3. Nacional-Sporting – Quando o Sporting ainda estava em desvantagem, foi expulso um jogador madeirense de forma unanimemente considerada injusta e exagerada, uma vez que o primeiro cartão amarelo não tinha fundamento.

Ao longo destas jornadas – sem esquecer o que já se verificara no final da época passada – torna-se impossível ignorar o padrão de decisões que favorece sistematicamente o Sporting e penaliza o Benfica.

O Sport Lisboa e Benfica entende que esta realidade não pode ser explicada apenas por coincidências ou por meros erros humanos.

Exige-se que a Federação Portuguesa de Futebol e o Conselho de Arbitragem atuem com firmeza, garantindo que os princípios da verdade desportiva e da igualdade de tratamento entre clubes sejam efetivamente respeitados.