Siga o dérbi no Flashscore
O avançado de 26 anos vai iniciar o dérbi da 33.ª jornada com 38 golos marcados no campeonato, 52 em toda as provas, e vem de uma série de 17 golos nos últimos 11 jogos (nove para a Liga e dois para a Taça de Portugal).
Gyökeres, que deverá estar a cumprir as últimas semanas como jogador do Sporting, já que a sua saída de Alvalade no final da temporada parece quase garantida, apresenta números impressionantes em 2024/25, registo esse que ganha ainda maior peso devido aos problemas físicos que o internacional sueco apresentou nos primeiros dois meses do ano.
Nessa altura, os alarmes soaram para o lado de Alvalade, com Gyökeres a falhar ou a iniciar algumas partidas no banco de suplentes, mas, a partir março, o avançado recuperou a forma e atravessa mesmo a melhor fase desde que chegou aos leões no verão de 2023.

No livro da Liga 2024/25, Gyökeres já escreveu, até agora, dois póqueres (Estrela da Amadora e Boavista), três hat-tricks (Farense, Vitória SC e Moreirense) e cinco bis.
Numa temporada atribulada para o Sporting, que enfrentou a inesperada saída de Rúben Amorim para o Manchester United, o falhanço na escolha de João Pereira para seu sucessor e a tardia afirmação de Rui Borges, o sueco tem sido completamente determinante para o Sporting chegar no sábado à casa do rival com a possibilidade de festejar o seu primeiro bicampeonato em 70 anos.
Os adeptos esperam que Gyökeres volte a ser decisivo num campo em que já marcou por uma vez, e logo na sua estreia no terreno encarnado, em novembro de 2023.
O jogador escandinavo apresentou-se aos adeptos do maior rival com um remate potente à entrada da área, dando vantagem ao Sporting. Os leões acabariam por perder esse jogo, por 2-1, com o Benfica a conseguir a reviravolta com dois golos em período de descontos.

Depois disso, também em 2023/24, Gyökeres marcou aos encarnados nas meias-finais da Taça de Portugal e, já esta época, na final da Taça da Liga.
No verão de 2023, os 20 milhões de euros pagos pelo Sporting para contratar o sueco ao Coventry, do segundo escalão inglês, levantaram muitas suspeitas, mas, em apenas duas temporadas, Gyökeres já se tornou num dos melhores jogadores da história do emblema da Alvalade e pode ficar eterno caso realmente os leões consigam conquistar o seu primeiro bicampeonato desde 1952/53.
Na sua última época Coventry, Gyökeres marcou 22 golos no Championship, em 50 jogos, números que dificilmente denunciavam que o viking sueco iria ser um verdadeiro fenómeno no Sporting e na Liga Portugal.
Antes disso, Viktor Einar Gyökeres começou a carreira no seu país, no Brommapojkarna, clube dos arredores de Estocolmo, tendo depois passado pelos ingleses do Brighton, pelos germânicos de St. Pauli e Swansea City.
A nível de seleções, nas três vezes que defrontou Portugal, Gyökeres marcou sempre. Depois de tentos à seleção lusa nos sub-18 e sub-19, o sueco faturou num particular em Guimarães pelos AA, em março de 2024, que a seleção lusa venceu por 5-2.
