Mais

Carlos Ponck, ex-Benfica, falsificou idade, Luís Filipe Vieira tomou conhecimento e ignorou

Carlos Ponck ao serviço do Benfica
Carlos Ponck ao serviço do BenficaCarlos Ponck/Instagram

Esta segunda-feira, o jornal Público revelou que o internacional cabo-verdiano foi detido depois de ter falsificado documentos. Caso terá sido dado a conhecer a Luís Filipe Vieira, mas o então presidente do Benfica ignorou.

Carlos dos Santos Rodrigues, conhecido na tribo do futebol como Carlos Ponck, está detido em Cabo Verde por falsificação de documentos. O central, atualmente ligado ao Hapoel Beer Sheva, foi apanhado pelas autoridades no aeroporto da Praia, a 8 de maio.

Acabou por ser libertado mediante o pagamento de uma caução e apresentação periódica às autoridades sendo que está impedido de entrar em Portugal. Um caso que, revelou o Público foi do conhecimento de Luís Filipe Vieira, então presidente do Benfica, quando o jogador se encontrava ligado aos encarnados.

Contratado pelo Benfica em 2015, depois de se ter destacado no Farense, Ponck terá falsificado o nome a idade. Carlos dos Santos Rodrigues, nascido a 13 de janeiro de 1995, será, na realidade, Carlos Israel Latina da Silva, com aniversário a 21 de outubro de 1990. Ou seja, terá 34 anos (a caminho de celebrar os 35), ao invés dos 30 que lhe são creditados atualmente.

Uma situação que foi apresentada a Luís Filipe Vieira em setembro de 2017. Na altura, Ponck então um jovem central de 22 anos, teria, na realidade, 26 (a caminho de fazer os 27) e estava cedido ao Aves. O líder  encarnado não acreditou na denúncia, apelidou de “chantagistas”, mas acabou por vender o central ao Aves no ano seguinte, por 1,2 milhões de euros relativos a 50% do passe.

Luís Filipe Vieira, contatado pelo Público, remeteu qualquer explicação para o departamento jurídico encarnado. Célia Falé, assessora jurídica, garante nunca ter estado envolvida no negócio.

Certo é que Ponck acabou por ficar apenas mais um ano na Vila das Aves, antes de rumar à Turquia para jogar no Istambul Basaksehir. O negócio saldou-se no milhão de euros que foi utilizado na totalidade para liquidar a dívida anterior com o Benfica. A isto, um Aves já em dificuldades foi obrigado a pagar 200 mil euros pela intermediação da transferência, acordo previsto caso o negócio se efetuasse acima dos 900 mil euros.

Ponck acabou por regressar a Portugal em 2022/23. Jogou pelo Chaves e Moreirense antes de rumar ao Hapeol Beer Sheva em janeiro de 2025.

Os números de Ponck
Os números de PonckFlashscore