Siga o Gil Vicente - SC Braga no Flashscore
Na última jornada, os bracarenses igualaram a melhor série no campeonato, obtendo a quarta vitória seguida, ao baterem em casa o Rio Ave (3-0) e não sofrem golos há seis jogos consecutivos, contando com dois da Liga Europa.
Carlos Vicens antevê um jogo “muito difícil” diante do quinto classificado, a apenas dois pontos dos arsenalistas, mas frisou a ambição da equipa se "impor" e vencer em Barcelos.
“Vamos enfrentar uma equipa que faz muitas coisas bem, com uma boa organização defensiva, com ideias claras no ataque e forte fisicamente. Vai ser muito difícil, importa ter a capacidade de ajustar coisas ao longo do jogo, jogar com personalidade e saber sofrer. Repito-me muito, mas é assim que nos podemos aproximar da vitória, queremos fazer um grande jogo e tentar ganhar”, disse na conferência de imprensa de antevisão.
No final da partida com os vila-condenses, o técnico espanhol admitiu que este “é um dos melhores momentos” dos minhotos na temporada e o SC Braga é mesmo, juntamente com o Benfica, a equipa que amealhou mais pontos em 2026 (13).
“Temos que fazer a melhor segunda parte do campeonato que conseguirmos. Tentámos não nos comparar com ninguém, senão connosco próprios. Temos revisto os últimos jogos para ver o que podemos melhorar e temos tido a possibilidade de recuperar melhor os jogadores. No final da época, vamos contar os pontos e ver se nesta segunda volta a equipa será melhor que na primeira”, disse.

O onze dos bracarenses parece consolidado, mas Carlos Vicens frisou que este não é o nível máximo da equipa e disse ter a “ilusão e a confiança” para ver “melhores jogos” do SC Braga.
“Há margem para melhorar. De fora pode pensar-se que estamos no nosso melhor momento, pois há mais descanso, mas o melhor está por chegar”, disse.
Vencendo, os bracarenses cavam um fosso de cinco pontos de avanço para o Gil Vicente e podem olhar para o terceiro lugar, ainda que a 10 pontos de distância, mas o treinador repetiu a ideia da equipa se focar em cada jogo e considerou que o quarto lugar continuaria longe de estar fechado.
“Para vocês (jornalistas) parece uma jornada determinante, mas faltam ainda muitas jornadas, o quarto lugar não está consolidado nem descartado para nenhuma equipa. Para amanhã temos que ter personalidade e caráter, ser equipa mais do que nunca e entrar com essa mentalidade para ganhar. Queremos somar todos os pontos que pudermos nesta segunda volta e ver um crescimento em termos de pontos e todos os aspetos estatísticos”, disse.
Se voltar a deixar a baliza em branco, o SC Braga bate um recorde interno de sete jogos seguidos sem sofrer, o que para Carlos Vicens é apenas “consequência de fazer as coisas bem: marcas mais golos e não sofres. Se amanhã pudermos ver o melhor SC Braga da temporada, perfeito”.
Niakaté, Vítor Carvalho, Gorby e El Ouazzani, lesionados, continuam de fora.
SC Braga, quarto classificado, com 39 pontos, e Gil Vicente, quinto, com 37, defrontam-se a partir das 20:30 de sábado, no Estádio Cidade de Barcelos, jogo que será arbitrado por Cláudio Pereira, da associação de Aveiro.
