De se lhe tirar... a boina: Casa Pia vence Arouca em 1.ª parte com cinco golos

Cassiano bisou e festejou com a boina de Álvaro Pacheco
Cassiano bisou e festejou com a boina de Álvaro PachecoOpta by Stats Perform/LUSA

O Casa Pia venceu este sábado o Arouca, por 3-2, em jogo da 22.ª jornada da Liga Portugal, que contou com cinco golos em 45 minutos. Barbero colocou a formação forasteira na frente, aos 11', antes de Rafael Brito e Cassiano fazerem a reviravolta no marcador. Abdu Conté, na própria baliza, ainda apontou o 2-2 mas, em cima dos 45', de penálti, Cassiano bisou.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A partida no Estádio Municipal de Rio Maior começou intensa, apesar do estado do relvado, com dois amarelos nos primeiros 10 minutos, para Javi Sánchez (7') e David Sousa (10'). E ao 11.º minuto, o marcador foi desbloqueado, com Barbero, em excelente momento de forma, a fazer o 0-1 após um livre direto estudado, onde Fukui serviu Tiago Esgaio, que fez o passe decisivo para o golo do avançado do Arouca.

O Casa Pia, porém, soube reagir ao golo sofrido. Aos 20' Larrazabal cruzou, Livolant desviou de cabeça e Osundina falhou a finalização por centímetros, antes de, um minuto depois, surgir o golo do empate: cruzamento de Abdu Conté, da esquerda, e desvio de cabeça de Rafael Brito para o 1-1.

Apenas quatro minutos depois, o Casa Pia selou a reviravolta, depois de Cassiano combinar com Livolant, antes de rematar forte para bater Arruabarrena e festejar com a boina de Álvaro Pacheco.

Ataque contra ataque, o Arouca rapidamente voltou a deixar as contas empatadas, uma vez mais de bola parada: 38 minutos, livre de Trezza da esquerda, e foi Abdu Conté, ao primeiro poste, a desviar para a própria baliza, com Patrick Sequeira ainda a tocar na bola mas sem impedir o 2-2.

Aos 41 minutos o VAR entrou em ação, depois de João Goulart cair na área do Arouca. Diogo Rosa foi chamado a rever as imagens, com um pisão sobre o central lisboeta, assinalando penálti aos 44' por falta de Jose Fontán. Da marca dos 11 metros Cassiano bisou e apontou o 3-2, antes dos quatro minutos de compensação, onde Tiago Esgaio, de cabeça, aos 45+4', obrigou Patrick Sequeira a uma defesa vistosa.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Sem substituições para a segunda parte, Álvaro Pacheco acabou por mexer cedo, aos 53 minutos, lançando João Marques no lugar de Osundina, perante uma melhor entrada do Arouca, que aos 57' quase fez o 3-3, aproveitando uma má saída de Patrick Sequeira a um canto. Respondeu o Casa Pia, aos 61', com remate de Rafael Brito para defesa segura de Arruabarrena, antes de Vasco Seabra mexer, e em dose dupla, com Mansilla e Nandín nos lugares de Barbero e Trezza.

O Arouca arriscava, aos 76 minutos David Sousa, com um grande toque, impediu males maiores para a baliza de Patrick Sequeira e, aos 79', Diogo Rosa assinalou nova grande penalidade para o Casa Pia, depois Tiago Esgaio derrubar João Marques dentro da área. O árbitro foi uma vez mais chamado ao VAR para rever as imagens, desta vez para anular a decisão inicial e mostrar amarelo por simulação.

Para a reta final Álvaro Pacheco apostou em Mohamed e Dailon Livramento nos lugares de Cassiano e Rafael Brito, enquanto Vasco Seabra arriscou, lançando Miguel Puche, Diogo Monteiro e Pablo Gozálbez em vez de Kuipers, Van Ee e Tiago Esgaio, em busca de chegar ao empate perante os seis minutos de compensação, onde Álvaro Pacheco esgotou as alterações, tirando Livolant para apostar em Clau Mendes, aos 90+3'. Aos 90+4' Patrick Sequeira fez a mancha perante Pablo Gozálbez, já depois de Fukui ter caído dentro da área lisboeta, pedindo penálti cometido por David Sousa, que o árbitro não assinalou, validado depois pelo VAR.

Com esta vitória o Casa Pia sobe provisoriamente ao 13.º lugar, com 22 pontos, apenas menos um que o Arouca, que é 12.º.

Homem do jogo Flashscore: Cassiano (Casa Pia)

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform