Mais

Debast lembra trocas de treinadores no Sporting e esclarece: "Sou um defesa-central"

Debast, jogador do Sporting
Debast, jogador do SportingVALTER GOUVEIA / NurPhoto / NurPhoto via AFP
Zeno Debast, internacional belga, fez um balanço do primeiro ano no Sporting e explicou a mudança de posição pela qual passou na temporada passada, mas que não será a sua em 2025/26.

Em entrevista ao jornal Humo, o defesa belga, que está ao serviço da seleção, destacou os dois títulos conquistados em Alvalade.

"Foi um ano fantástico. Joguei futebol no Anderlecht 15 anos. Ganhar dois troféus logo na minha primeira transferência, o título e a taça é fenomenal", disse.

Apesar dos troféus, Debast recordou a época difícil no Sporting.

"Tivemos três técnicos... isso diz alguma coisa. Primeiro Ruben Amorim, o treinador que me trouxe do Anderlecht saiu ainda cedo para o Manchester United. Ao mesmo tempo, o diretor desportivo Hugo Viana também foi para o Manchester City", lamentou.

Os números de Debast
Os números de DebastFlashscore

"Quando as duas pessoas que me trouxeram saem depois de apenas alguns meses começamos a pensar... e se entrar alguém que não esteja interessado em mim? O novo técnico, João Pereira, foi demitido novamente depois de apenas seis semanas. Assim como com Amorim, comecei no banco mas rapidamente consegui afirmar-me. O mesmo aconteceu com o terceiro técnico, o Rui Borges. Ele ainda cá está", lembrou.

Rui Borges apostou em Debast para a posição de médio-centro, embora o belga tenha voltado a ser defesa-central esta temporada, algo que será para manter, como o próprio explicou.

"Devido às lesões e às suspensões acabei no meio-campo do Sporting. Segundo o técnico, tinha as qualidades para isso e a equipa precisava de mim lá. Como joguei muito bem naquele primeiro jogo acabei aí a temporada. Para a satisfação de todos fomos campeões e conquistámos a Taça de Portugal", afirmou.

"Estava feliz a jogar. Depois na seleção da Bélgica entrou um novo selecionador, Rudi Garcia, que me perguntou a posição que mais gostava de jogar... expliquei-lhe que só joguei no meio-campo devido às circunstâncias e disse-lhe que sinto à vontade a defesa. O Sporting já esclareceu que sou um defesa-central", finalizou