Destaques da jornada: A cambalhota do Arouca e um Clássico muito pobre a vários níveis

Arouca deu a volta ao resultado
Arouca deu a volta ao resultadoFC Arouca, Flashscore

Ao fim de cada jornada, é altura de balanços. Nesta rubrica, o Flashscore destaca os principais pontos positivos e negativos da ronda na Liga Portugal, desde os jogadores que surpreenderam aos que comprometeram. Sem esquecer momentos que marcaram o fim de semana futebolístico em solo nacional.

Reviravolta do Arouca

Depois de uma péssima primeira parte, como foi retratado aqui na crónica do Flashscore, o Arouca recuperou de uma desvantagem de dois golos e deu a volta ao Vitória SC (3-2), conquistando um importante triunfo para recuperar terreno e fugir à luta que ninguém quer: a manutenção.

O campeão de inverno construiu a vantagem na primeira meia hora de jogo, que parecia abrir caminho para uma tarde tranquila para o conjunto liderado por Luís Pinto, até pelo fraco rendimento ofensivo dos lobos. No entanto, o golo de Trezza, nos descontos da primeira parte, teve um efeito muito positivo na equipa da casa.

Barbero igualou a partida ainda antes da hora de jogo e, depois, foi a vez de Lee consumar a cambalhota no marcador, numa reviravolta épica.

Estreia feliz de Héctor Hernández

O avançado espanhol teve uma passagem muito feliz pelo Chaves, naquela que foi a sua primeira aventura em território nacional, que lhe valeu o passaporte para os brasileiros do Corinthians. No entanto, com pouco espaço no Timão, Héctor Hernández foi uma das agradáveis surpresas deste mercado de janeiro em Portugal.

Depois de perder a sua referência, Pablo, para o West Ham, o Gil Vicente chegou a acordo com Héctor e já colheu frutos da aposta. Após não ter saído do banco na receção dos gilistas ao Famalicão, o avançado espanhol foi a arma secreta que anotou o golo da vitória em Moreira de Cónegos (1-2).

Os números de Héctor Hernández
Os números de Héctor HernándezFlashscore

Estrela vence duelo pela manutenção

O mercado de inverno provocou uma reformulação profunda no plantel às ordens de João Nuno, que tenta garantir a manutenção enquanto gere a integração de uma série de caras novas. Pode ler um retrato Flashscore do que tem vindo a acontecer na Reboleira.

Pese todas as mudanças, no segundo jogo da época sem qualquer jogador nascido em Portugal no onze inicial, a equipa somou três importantes pontos. Os tricolores alcançaram a primeira vitória em 2026, logo frente a um adversário direto na luta pela permanência, o Santa Clara (1-0), que contou com o novo treinador Petit pela primeira vez no banco.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

21 segundos de Anísio

Um, dois, três, quatro… 21 segundos. Anísio Cabral tem, como se costuma dizer no mundo do futebol, a estrelinha do seu lado. O jovem avançado saiu do banco para apontar o golo que valeu o triunfo do Benfica na receção ao Alverca (2-1), no primeiro toque na bola, apenas 21 segundos depois de substituir Andreas Schjelderup.

Esta é a segunda vez que o campeão europeu e mundial sub-17 marca no primeiro toque que tem na bola num jogo da equipa principal do Benfica.

Clássico pobre

Era o jogo mais aguardado da 21.ª jornada e, provavelmente, da temporada até ao momento, por tudo o que gravitou (e ainda gravita) em torno do Clássico (1-1), mas acabou por ser uma autêntica desilusão dentro - e fora - das quatro linhas.

Após uma primeira parte sem qualquer remate enquadrado com a baliza adversária, em que as tochas nas bancadas obrigaram a uma interrupção, a segunda metade teve golos, mas ficou também muito marcada pelo comportamento dos apanha-bolas, que esconderam os pinos e as bolas de reposição na reta final do encontro.

Depois do empate, que deixou praticamente tudo na mesma no topo da tabela, surgiu uma troca de acusações sob a forma de comunicados: os grandes a serem pequenos e a reforçarem um caminho de desvalorização do futebol português.

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform