Mais

Destaques da jornada: A César o que é de César e o Arsenal do Dragão

Gil Vicente em altas
Gil Vicente em altasMIGUEL A. LOPES/LUSA

Ao fim de cada jornada, é altura de balanços. Nesta rubrica, o Flashscore destaca os principais pontos positivos e negativos da ronda na Liga Portugal, desde os jogadores que surpreenderam aos que comprometeram. Sem esquecer momentos que marcaram o fim de semana futebolístico em solo nacional.

César, treinador, supera César, jogador

A pausa de três semanas não fez esmorecer o Gil Vicente, muito pelo contrário. A equipa de César Peixoto continua a surpreender e alcançou mesmo a maior vitória fora de casa da sua história na Liga - frente ao Alverca (0-4).

O conjunto de Barcelos soma agora mais nove pontos do que em igual período da época passada e superou, inclusive, o registo de 2013/14, altura em que, curiosamente, na equipa do Gil Vicente jogava um tal de... César Peixoto.

A forma recente do Gil Vicente
A forma recente do Gil VicenteFlashscore

Pavlidis assume estatuto de melhor marcador

O avançado helénico é o predileto de Mourinho e há uma explicação lógica para isso: golos. Pavlidis continua com a mira afinada e voltou a prová-lo na receção do Benfica ao Arouca (5-0).

O camisola 14 assinou um hat-trick na Luz, tornando-se apenas o segundo jogador a consegui-lo na presente edição da Liga. Com esse feito, isolou-se na liderança da lista de melhores marcadores.

FC Porto, o Arsenal de Portugal

Os golos de bola parada, sobretudo os que têm origem em pontapés de canto, são quase uma marca registada dos ingleses do Arsenal de Arteta. Em Portugal, porém, há uma equipa que parece ter encontrado a mesma fórmula de sucesso dos gunners.

O FC Porto de Farioli venceu em Moreira de Cónegos (1-2) graças a um golo nascido de um canto, somando já seis tentos nesta edição do Campeonato na sequência desse tipo de lance.

Com este resultado, os dragões alcançaram a quinta vitória consecutiva fora de casa, algo que não acontecia há 24 anos.

Bernardo Fontes estabelece novo recorde

O guarda-redes do Tondela não terá saído particularmente satisfeito do encontro frente ao Sporting (0-3), já que sofreu três golos e a sua equipa saiu derrotada.

Ainda assim, a exibição de Bernardo merece destaque - teve direito a entrada no onze da jornada. O guardião realizou 12 (!) defesas em 90 minutos, várias delas de elevado grau de dificuldade, tornando-se assim o jogador com mais defesas num único jogo na presente edição do campeonato, superando o registo de André Ferreira (Moreirense, também contra o Sporting).

Bernardo brilhou contra o Sporting
Bernardo brilhou contra o SportingOpta by Stats Perform, CD Tondela

Arouca sem meios para grandes

O Arouca teve um início de campeonato particularmente exigente, já que enfrentou os três denominados grandes. Foram precisamente esses adversários os principais responsáveis pelo registo de pior defesa da Liga até ao momento, com 24 golos sofridos nas nove primeiras jornadas.

A equipa orientada por Vasco Seabra saiu derrotada da Luz por 5-0, resultado semelhante ao da receção ao FC Porto (0-4) e à visita a Alvalade (6-0). No total, o conjunto arouquense soma um saldo de 0-15 diante dos grandes.

Os últimos resultados do Arouca
Os últimos resultados do AroucaFlashscore

AFS não encontra caminho

Depois da primeira vitória da época 2025/26, frente ao modesto Fornos de Algodres (0-7), o AFS regressou às derrotas e continua sem conseguir encontrar o caminho dos triunfos no Campeonato. São já oito derrotas e apenas um empate - resultados que adensam a crise que paira sobre o emblema avense.

A forma recente do AFS
A forma recente do AFSFlashscore