A primeira nunca se esquece
22 jornadas e seis meses após o arranque do Campeonato, o AFS conseguiu, finalmente, somar a primeira vitória na Liga, e logo frente ao surpreendente Estoril, que vinha de uma série muito positiva de triunfos.
Um triunfo sem espinhas (3-0) para a equipa de João Henriques, que já tinha mostrado ser competitiva em jogos anteriores, mas que nunca lograra vencer. O cenário de fuga à despromoção é muito difícil, mas haverá ainda esperança na Vila das Aves?
Gil Vicente marca posição
Aconteça o que acontecer daqui para a frente, já ninguém apaga esta viagem fantástica do Gil Vicente na presente edição do campeonato português. César Peixoto está a fazer um trabalho de autor na cidade de Barcelos, mesmo perante algumas contrariedades que foi tendo, como as perdas do guarda-redes Andrew e do goleador Pablo no último defeso de janeiro.
É caso para dizer que este Gil anda a cantar de galo, com o triunfo na receção ao SC Braga (2-1), depois de começar a perder, a ser um sinal mais do que evidente de que estamos perante um sério candidato ao 4.º lugar, imediatamente a seguir aos três crónicos candidatos ao título.

Que belo arranque, mister Álvaro
Começou com uma derrota em Alvalade, passou por um jogo em que desperdiçou uma vantagem de três golos na receção ao lanterna-vermelha AFS, até que a equipa lisboeta surpreendeu tudo e todos ao impor a primeira derrota ao FC Porto de Farioli no Campeonato.
Esse triunfo frente aos dragões foi o mote e o mais recente, diante do Arouca (3-2), é mais um exemplo de que o Casa Pia quer andar afastado de uma luta que não agrada a ninguém: a da manutenção. Pelos sinais, é de lhe tirar a boina, como escrevemos na crónica do encontro da 22.ª jornada.

Bonança depois da tempestade para Daniel Bragança
O último ano de Daniel Bragança não foi fácil. O médio voltou a sofrer uma lesão grave que o deixou afastado dos relvados durante largos meses e tem regressado a conta-gotas para ser mais uma opção (muito) válida para Rui Borges neste último terço do Campeonato.
E, numa fase em que todos os pontos contam, Bragança saltou do banco para decidir o encontro diante do Famalicão (1-0), em Alvalade, com uma cabeçada certeira para os três pontos, precisamente no dia em que se assinalava um ano desde a data em que se lesionou. Obra do destino?
Vida turbulenta nos Açores
O europeu Santa Clara vive dias complicados. Além da instabilidade fora das quatro linhas, em virtude do desencontro entre SAD e Governo açoriano em relação ao protocolo estabelecido entre as partes, que motivou a estrutura diretiva a equacionar a possibilidade de jogar no Continente, as coisas também não vão bem dentro de campo.
A equipa do arquipélago somou a quinta derrota consecutiva, na receção ao Benfica (1-2), a segunda do reinado do novo treinador Petit, que ainda só disputou… dois jogos.

