Vasco Botelho da Costa nasceu para isto
O trajeto de Vasco Botelho da Costa devia servir de exemplo para todos aqueles que sonham com uma carreira como treinador no futebol profissional. O jovem técnico percorreu todos os escalões até alcançar o patamar mais alto nesta temporada, depois de ter conduzido o Alverca de volta ao convívio entre os grandes. As primeiras impressões são, claramente, muito positivas.
O seu Moreirense transpira confiança e deu uma resposta sólida no último fim de semana, com uma vitória importante num verdadeiro teste de fogo frente ao vizinho Vitória SC (2-0).
É certo que ainda estamos numa fase inicial do campeonato, mas estes nove pontos em três jornadas já ninguém tira ao emblema de Moreira de Cónegos, que, para já, tem como objetivo principal a manutenção. O caminho está mais próximo e há, por enquanto, uma certeza: Vasco Botelho da Costa nasceu mesmo para isto.

Pote é um homem feliz
As dúvidas que existiam antes do arranque da temporada, sobre a forma como o Sporting iria reagir à saída do goleador Viktor Gyökeres, estão cada vez mais dissipadas.
É verdade que ainda há adeptos leoninos que recordam com saudade a veia goleadora do internacional sueco, mas este excelente início de época da equipa de Rui Borges, que alterou o figurino tático, ajuda a atenuar esse sentimento.
Até porque, agora, o brilho reparte-se por várias estrelas, entre elas Pedro Gonçalves. O camisola 8, que atravessa um momento pessoal particularmente feliz com o nascimento das filhas gémeas, esteve em grande destaque na Madeira, ao marcar três golos que ajudaram o Sporting a virar o resultado frente ao Nacional (1-4).

Quem te viu e quem te vê, FC Porto
André Villas-Boas fez o balanço no final da última época e concluiu rapidamente que era necessário proceder a uma profunda remodelação no projeto desportivo para 2025/26, a começar pelo banco. Martín Anselmi não resistiu e deixou o cargo, abrindo espaço para a chegada do carismático Francesco Farioli, que tem representado uma verdadeira lufada de ar fresco para o Dragão.

Além da mudança no comando técnico, houve uma aposta forte no reforço do plantel, com as entradas de Froholdt, Gabri Veiga e Borja Sainz, jogadores que revitalizaram o futebol portista e devolveram a esperança aos adeptos azuis e brancos. A goleada sobre o Casa Pia (4-0) foi mais uma prova clara desta mudança de rumo.
Atenção a Lopes Cabral
O jovem cabo-verdiano chegou a Portugal como um ilustre desconhecido, mas, depois de se destacar nas duas primeiras jornadas, assinou um golo sensacional no empate do Estrela da Amadora frente ao recém-promovido Alverca (2-2).
Aos 22 anos, este extremo internacional por Cabo Verde, natural de Roterdão, nos Países Baixos, promete ser uma das grandes revelações do campeonato.

Pontos que podem fazer falta
O SC Braga tem travado, nos últimos anos, uma luta constante para reduzir a distância para os denominados grandes e não esconde o sonho de, um dia, conquistar o título de campeão nacional. Para esta época, António Salvador apostou forte, contratando um ex-adjunto de Pep Guardiola e reforçando a equipa com jogadores de peso, entre os quais Dorgeles e Pau Víctor, as duas contratações mais caras da história do clube.
No entanto, o empate do último fim de semana frente ao AFS (2-2), diante de uma equipa que ainda não tinha marcado qualquer golo, deixa muito para refletir.
