Destaques da jornada: FC Porto histórico, Pav-hat-trick-lidis e Tondela termina jejum de quatro anos

FC Porto reforçou liderança na última jornada da 1.º volta
FC Porto reforçou liderança na última jornada da 1.º voltaFC Porto, Flashscore

Ao fim de cada jornada, é altura de balanços. Nesta rubrica, o Flashscore destaca os principais pontos positivos e negativos da ronda na Liga Portugal, desde os jogadores que surpreenderam aos que comprometeram. Sem esquecer momentos que marcaram o fim de semana futebolístico em solo nacional.

'La Famiglia' faz história no FC Porto

O FC Porto de Francesco Farioli vive em estado de graça por estes dias. Os dragões terminaram a primeira volta do Campeonato na liderança isolada, com sete pontos de vantagem sobre o Sporting e dez (!) em relação ao Benfica, num percurso praticamente imaculado: 15 vitórias e apenas um empate.

Num campeonato com 18 equipas, nunca um clube tinha somado 49 pontos ao fim da primeira volta, um feito que diz muito sobre uma equipa embalada na recuperação do estatuto de campeão.

Destaque ainda para um dado impressionante: o FC Porto não sofreu golos em 13 dos 17 jogos disputados na Liga. Fantástico!

FC Porto segue na liderança da Liga
FC Porto segue na liderança da LigaFlashscore

De três em três, diga Pavlidis mais uma vez

E vai um, e vão dois... e vão três para Pavlidis! O avançado helénico assinou o 3.º hat-trick na presente edição da Liga, um registo que reforça o seu estatuto de melhor marcador do Campeonato, com 17 golos em 17 jornadas, superando em dois remates certeiros o avançado do Sporting, Luis Suárez.

O Benfica segue no 3.º lugar, ainda sem derrotas, tendo em Pavlidis o seu principal abono. É ele o homem que mantém viva a esperança de uma segunda volta digna de filme, capaz de permitir ao conjunto orientado por Mourinho recuperar terreno face aos rivais.

O gráfico de Pavlidis
O gráfico de PavlidisOpta by Stats Perform

Tondela termina jejum de quatro anos

3 de janeiro é uma data especial para o Tondela. Foi precisamente a 3 de janeiro de 2022 que o clube somou a sua última vitória em casa antes da descida à segunda divisão e, quatro anos depois, a 3 de janeiro de 2026, os beirões voltaram a celebrar um triunfo diante da sua massa associativa.

A vitória na receção ao Arouca, adversário direto na luta pela manutenção, foi um enorme balão de oxigénio para a equipa orientada por Cristiano Bacci, que encara agora a segunda volta com nova confiança e renovada ambição.

Os principais destaques da partida
Os principais destaques da partidaOpta by Stats Perform

Estrela atrasa SC Braga

O Estrela da Amadora teve de correr atrás do resultado por várias vezes na receção ao SC Braga (3-3), a última delas a partir de uma desvantagem de dois golos, depois de Rodrigo Zalazar ter apontado o 1-3 aos 63 minutos.

A formação orientada por João Nuno reagiu de forma notável e ainda foi a tempo de resgatar um ponto, que lhe permite encerrar a primeira volta com 20 pontos, a melhor pontuação do Estrela à 17.ª jornada desde 2006/07.

Vida difícil na Vila das Aves

O AFS mudou recentemente de treinador, mas os resultados continuam sem aparecer. A equipa de Santo Tirso terminou a primeira volta sem qualquer vitória e já está a 10 pontos dos lugares de play-off, um cenário que torna a segunda metade da época particularmente difícil.

A formação avense apresenta o pior ataque e a pior defesa da Liga, e, para já, os ventos de mudança continuam longe de se fazer sentir.

AFS segue afundado no último posto
AFS segue afundado no último postoFlashscore