César Peixoto dá aulas em Barcelos
O Gil Vicente tem sido uma das grandes sensações neste arranque de temporada. Beneficiando da possibilidade de preparar e moldar o plantel às suas ideias ao longo da pré-época, César Peixoto tem dado provas da sua qualidade enquanto treinador ao serviço do clube de Barcelos.
Com dez pontos somados - três vitórias (a última frente ao SC Braga, 0-1) e um empate nas cinco primeiras jornadas da Liga -, este é já o melhor registo da história dos gilistas no arranque de uma edição do principal escalão do futebol português.
O feito supera a marca de 2005/06, quando a equipa conquistou nove pontos nas primeiras cinco rondas. Nessa temporada, o Gil Vicente terminou no 12.º lugar, com 40 pontos.
Dez anos depois, até onde poderá chegar este Gil?

Alanzinho é o rosto do melhor Moreirense
Não é apenas o Gil Vicente que tem surpreendido neste arranque de temporada. O Moreirense também tem estado em plano de destaque sob o comando do jovem treinador Vasco Botelho da Costa.
Depois do desaire em Barcelos, que colocou fim a uma série inicial de três vitórias consecutivas, o conjunto de Moreira de Cónegos voltou a vencer e soma agora a 4.ª vitória em cinco jornadas, alcançando os 12 pontos. Trata-se do melhor registo da história do clube neste período, superando o anterior máximo de nove pontos, obtido em 2003/04.
No meio-campo de luxo, ao lado de Vasco Sousa e Matej Stjepanovic, Alanzinho tem assumido o papel de maestro. No triunfo por 3-1 frente ao Rio Ave, o criativo brasileiro voltou a brilhar, assinando um golo e uma assistência.

Santa Clara encosta Benfica
Depois de um arranque periclitante, muito condicionado pela participação europeia, o Santa Clara acertou o passo e atravessa agora o melhor momento no campeonato.
Após o triunfo na visita ao Estoril, os açorianos foram empatar à Luz (1-1), num encontro em que jogaram em inferioridade numérica desde os três minutos. Vinícius Lopes acabou por resgatar um ponto para a equipa de Vasco Matos já em tempo de compensação.
O melhor de Pedro Gonçalves
Após uma temporada difícil a nível individual, marcada por uma lesão que o afastou durante grande parte da época, Pedro Gonçalves recuperou a sua melhor versão e brilhou na deslocação a Famalicão (1-2), onde esteve em grande destaque, com um golo e uma assistência.
São já quatro golos e três assistências em seis jogos disputados até ao momento.

AFS e Estrela da Amadora puxam do chicote
AFS e Estrela da Amadora chegaram à 5.ª jornada ainda sem qualquer vitória, cenário que já teve consequências.
No Estrela da Amadora, José Faria está de saída, enquanto em Santo Tirso terminou o ciclo de José Mota. O experiente treinador havia conseguido evitar a despromoção do AS na reta final da época passada, mas não resistiu ao mau arranque desta temporada.
Ambos os clubes atravessam um início de campeonato preocupante, com resultados aquém das expectativas e sinais de instabilidade que prometem marcar as próximas jornadas.