Pablo é moda em Barcelos
O Gil Vicente tem sido um dos agradáveis destaques neste arranque de temporada, e há um nome em particular que se tem destacado na equipa de César Peixoto: Pablo Felipe, avançado luso-brasileiro e filho de Pena, antigo ponta-de-lança do FC Porto e do SC Braga.
O camisola 9 dos gilistas bisou pela primeira vez esta época, no triunfo sobre o Estrela da Amadora (2-0), e já ultrapassou o registo de golos da época passada. Tudo indica que esta poderá mesmo ser a temporada de afirmação de Pablo, que, aos 21 anos, tem legitimidade para sonhar com voos mais altos.

Alverca mete a segunda
Depois de um início periclitante - certamente justificado pela mudança drástica no plantel, com mais de 30 reforços a chegarem aos ribatejanos -, o Alverca parece ter encontrado o rumo certo na Liga, na época em que celebra o regresso ao principal escalão, 21 anos depois da última presença.
A vitória no terreno do AFS (1-3) veio reforçar o bom momento da equipa orientada por Custódio Castro, com os ribatejanos a somarem 10 pontos, que lhes conferem alguma tranquilidade nesta fase da temporada.
Samu lidera revolta dos conquistadores
Samu resistiu à profunda reformulação do plantel vitoriano e, após a saída dos três capitães - Bruno Varela, Händel e Tiago Silva -, assumiu a braçadeira de capitão.
O médio teve a primeira oportunidade como titular na receção ao recém-promovido Santa Clara (2-1) e deixou para trás o período em que esteve longe da sua melhor versão, devido a problemas físicos. Frente aos açorianos, marcou e assistiu, numa reviravolta importante para a turma orientada por Luís Pinto.

A primeira do Rio Ave
Outra equipa que passou por uma profunda reformulação foi o Rio Ave. A entrada de Marinakis no projeto provocou várias mudanças e a verdade é que a primeira vitória só surgiu à 8.ª jornada.
Depois de cinco empates e duas derrotas, a formação de Vila do Conde venceu o Tondela (3-0), num jogo em que Clayton Silva voltou a estar em evidência - um golo e uma assistência para o avançado brasileiro.

Dérbi e Clássico muito pobres
A 8.ª jornada prometia muito, com os duelos entre SC Braga e Sporting (1-1), e FC Porto e Benfica (0-0), mas acabou por ser uma desilusão para os amantes do desporto-Rei.
Ambos os jogos ficaram aquém das expectativas e terminaram empatados, deixando as contas inalteradas no topo da classificação.
