Mais

Eleições Benfica: Urnas fechadas com novo recorde mundial de 93.081 votantes

Benfica teve 93.081 sócios a votarem na segunda volta das eleições
Benfica teve 93.081 sócios a votarem na segunda volta das eleiçõesDIOGO FARIA REIS/LUSA

A segunda volta das eleições para os órgãos sociais do Benfica contaram este sábado com 93.081 sócios encarnados a votar, estabelecendo um novo recorde mundial para um clube desportivo, após os 86.297 da primeira volta.

Votaram 93.081 sócios ao longo do dia de hoje. Agora, encerrámos as portas nas 108 secções e vai começar a operação de escrutínio de contagem final de votos”, revelou o presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG), José Pereira da Costa.

Em declarações aos jornalistas junto aos pavilhões do Benfica, no Estádio da Luz, em Lisboa, Pereira da Costa destacou o dia “longo e de grande complexidade” em todas as secções de voto, que resultou na “grande mobilização dos benfiquistas”.

Na festa da democracia benfiquista e dia de soberania do Sport Lisboa e Benfica, os sócios responderam afirmativamente. Vieram ao estádio e votaram com grande serenidade, espírito democrático, tolerância e respeito pela diversidade”, realçou.

O anterior recorde, estabelecido em 25 de outubro, foi batido por volta das 19:15, num dia de sufrágio iniciado às 08:30 e concluído às 22:00, sendo que, às 16:00, o recorde oficial de votantes em eleições de clubes desportivos, que pertencia aos espanhóis do FC Barcelona desde 2010 e se cifrava em 57.088, foi ultrapassado.

Na primeira volta, o Benfica já tinha ultrapassado essa marca dos blaugrana, mas o número não pôde ser reconhecido como tal pelo livro dos recordes, o Guinness, uma vez que, nesse sufrágio, não foi eleito qualquer órgão social no clube da Luz.

O presidente em funções, Rui Costa (Lista G), e o gestor João Noronha Lopes (Lista F) disputam a presidência do clube lisboeta numa segunda volta, depois de terem sido os dois candidatos mais votados, obtendo 42,13% e 30,26%, respetivamente.

Fora da corrida ficaram o antigo presidente Luís Filipe Vieira (13,86%), João Diogo Manteigas (11,48%), Martim Mayer (2,10%) e Cristóvão Carvalho (0,18%).