
Com o terceiro hat-trick na Liga Portugal, Vangelis Pavlidis voltou a descolar no topo dos melhores marcadores. O avançado grego do Benfica entrou para a 17.ª jornada em igualdade com Luis Suárez, mas depois de o avançado leonino ter feito um golo diante do Gil Vicente, o helénico respondeu com três ao Estoril e arranca a segunda volta como o líder destacado. Samu, com mais um tento diante do Santa Clara, fecha o pódio com 12 golos e o perseguidor mais próximo.

Uma das poucas categorias ofensivas em que os três grandes não dominam. Dinis Pinto, lateral do Moreirense, é um dos destaques em Moreira de Cónegos e o homem que lidera a categoria de assistências com seis, as mesmas de Francisco Trincão no Sporting. No entanto, esta foi uma jornada pouco produtiva para os passes para golo, já que os cinco homens que vão na frente não conseguiram somar nenhuma assistência.

Sidny Lopes Cabral chegou ao Benfica como o jogador com mais cruzamentos na Liga Portugal e demonstrou o porquê. Saiu do banco na segunda parte, adicionou apenas mais dois ao total, mas um deles foi decisivo, já que serviu o terceiro golo de Vangelis Pavlidis. Sorriso foi quem mais cresceu neste dado com seis cruzamentos na derrota do Famalicão com o Alverca.

Samuel Dahl tem sido bastante elogiado por José Mourinho e o lateral sueco destaca-se no campo dos desarmes. O canhoto do Benfica supera Kaiky Naves e é o único jogador dos três grandes nesta lista que é dominada por elementos que atuam preferencialmente nas faixas como Dinis Pinto e Marios Vrousai.

Chegámos ao fim da primeira volta com seis totalistas. E se o facto de quatro deles serem quatro guarda-redes não surpreende, merece a nota os dois jogadores de campo presentes. Felix Bacher, central do Estoril, e Rodrigo Pinheiro, lateral do Famalicão, também complementaram os 1530 minutos possíveis nestas primeiras 17 jornadas.
