
Numa jornada em que só Clayton não marcou, Pavlidis aproveitou o hat-trick ao Arouca para assumir o posto de melhor marcador da Liga Portugal. Na segunda época no campeonato português, o avançado grego do Benfica procura conseguir a primeira Bota de Prata e parece bem encaminhado. Na perseguição está Pablo, que tenta emular o feito do pai, em 2001/02, enquanto Luís Suárez também quer deixar a marca como sucessor de Gyökeres.

Pedro Gonçalves foi o único jogador desta lista que somou uma assistência durante a ronda nove. Contudo, o criativo do Sporting continua a um passe para golo de um topo dominado por laterais. Ainda que focados na principal missão, que é defender, Alberto Costa e Dinis Pinto, que ocupam a faixa defensiva de FC Porto e Moreirense, respetivamente, foram os que até agora fizeram mais passes para golo nesta edição do campeonato.

Numa equipa tão jovem como a do Alverca, Kaiky Naves, com 23 anos, surge quase como um veterano. O central, que tem envergado várias vezes a braçadeira de capitão, é o jogador com mais desarmes na Liga Portugal, juntando mais cinco ao seu total, na derrota com o Gil Vicente. De resto, é um de dois – Brayan Medina o outro – jogadores no topo desta categoria que ocupam o centro da defesa.

Uma prova da maneira como o futebol está a mudar? Dos cinco jogadores com mais faltas na Liga Portugal, só um é defesa – Matheus Pereira, lateral do Santa Clara. De resto, os três primeiros ocupam o meio-campo, com Gustavo Sá e Mathias de Amorim, dupla do Famalicão, a destacar-se neste pecúlio.

Cruzar é a palavra de ordem no Estrela da Amadora. Sidny Cabral continua a liderar esta categoria, com uma vantagem na casa das dezenas em relação a Leonardo Lelo, também outro jogador de faixa. Liziero e Gabri Veiga, dois médios com o pé calibrado nas bolas paradas, também conseguem entrar no topo de uma categoria habitualmente liderada homens que atuam nas zonas mais exteriores do campo.
