Farioli conta com Mora e Veiga e aborda mercado: "Estamos a trabalhar muito nos bastidores"

Atualizado
Farioli
FarioliPAULO NOVAIS/LUSA

Leia abaixo as declarações do treinador do FC Porto, Francesco Farioli, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com Estrela da Amadora, que encerra a 14.ª jornada da Liga Portugal.

Acompanhe aqui as incidências e o relato do encontro

Gabri Veiga e Rodrigo Mora disponíveis: "O Rodrigo Mora está totalmente recuperado, o Gabri Veiga treinou ontem individualmente e hoje com a equipa, não há grandes problemas, vão ser convocados".

Informações de João Costa (esteve no Estrela da Amadora): "É sempre bom ter uma informação extra".

Soluções no meio-campo sem Mora ou Gabri Veiga: "O meio-campo é uma área-chave do jogo, por isso é sempre importante ter o equilíbrio e as qualidades necessárias para ter a conexão e relação entre jogadores. O Gabri Veiga e Rodrigo Mora juntos é uma possibilidade, jogar com o Pablo Rosario como médio mais ofensivo também já foi tentado. Há diferentes possibilidades e cenários para começar o jogo e durante o jogo, dependendo do que o adversário apresentar". 

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Espaços curtos entre jogos: "Há sempre uma ligação entre jogos, mesmo com o facto de jogar na segunda-feira ser bom para nós. Pode não parecer nada, mas significa muito porque há muitos jogos e temos quatro dias para preparar. É bom do ponto de vista físico, dá para recuperar quase todos os jogadores se não houver mais nada de especial. Todos os que jogaram na quinta-feira estão disponíveis para jogar amanhã, vamos fazer mais um treino antes do jogo e finalizar os detalhes do ponto de vista tático e físico. Queremos apresentar a mentalidade e atitudes corretas".

Zaidu na CAN desfalca lado esquerdo, Moura será gerido?: "As possibilidades são muitas, é bom que o Zaidu vá representar o seu país numa competição importante. Claro que não é ideal a meio da época, mas estamos com ele e queremos que se torne campeão africano. Quanto às hipóteses, o Francisco Moura é único jogador natural, mas temos o Kiwior que já jogou aqui e no Arsenal como lateral-esquerdo, temos também o Martim Fernandes, que também jogou lá no início da época, temos também o Pedro Lima que está a treinar connosco e tem feito minutos na equipa B. São possibilidades que estamos a avaliar, há mais que suficiente para gerir até o Zaidu voltar".

Os próximos jogos do FC Porto
Os próximos jogos do FC PortoFlashscore

Criatividade no mercado e pontas de lança: "Rodrigo Mora como avançado? Está a falar de criatividade e a apresentar uma boa ideia. Quando falo de criatividade, falo precisamente dessa capacidade dos jogadores de terem mais do que uma posição, tal como o Pablo Rosario o faz, o Kiwior também pode jogar como central e lateral. Temos jogadores inteligentes e flexíveis para jogar em várias posições com características diferentes. O Rodrigo Mora jogar como falso avançado pode ser uma hipótese, jogamos com ele ali contra o Estrela Vermelha e jogou bem. Claro que é totalmente diferente de jogar com o Samu, Deniz Gul ou Luuk de Jong, mas traz-nos características diferentes.

Perdemos algo, mas ganhamos outras coisas. Quanto ao mercado, teremos tempo para falar. Estamos a trabalhar muito nos bastidores, alinhados com o clube e o presidente de acordo com o que queremos para ajustar. O clube está disposto a fazer um esforço para tornar a equipa mais forte, melhor e mais competitiva até ao final da época".

Scouting no mercado: "Sabemos como é o mercado, as coisas podem estar prontas, mas um papel atrasado pode mudar muita coisa. Estamos a trabalhar da melhor forma possível para estarmos prontos para dia 01 de janeiro. Por outro lado, o nosso foco está no jogo de amanhã.

Estrela da Amadora: "De todas as perguntas que recebi só uma foi acerca do jogo. Estão a jogar bem, mudaram de treinador com grande impacto. São das melhores equipas em termos de criação ofensiva, vai exigir muita concentração da nossa parte. A melhor prova disso foi o jogo com o Tondela, quando a mesma equipa e jogadores com uma certa atitude na primeira parte não teve a atitude necessária, na segunda parte com uma melhor atitude mudaram a dinâmica do jogo em cinco minutos. 

Não conseguimos controlar 100% dos resultados, o que podemos controlar é a nossa atitude e essa tem que ser a mesma da segunda parte em Tondela. Queremos ter mais um bom jogo no Dragão, deixo uma mensagem aos nossos adeptos, sei que ainda há alguns bilhetes à venda, é segunda-feira, dia complicado para as famílias, mas é muito importante estar o estádio cheio para nos empurrar para a vitória num jogo importante para a Liga Portugal".

Os últimos 20 jogos do FC Porto
Os últimos 20 jogos do FC PortoFlashscore

Samu ansioso à procura do golo: "Não sei se 'ansioso' é a melhor palavra para o descrever. Ele quer muito marcar e está tudo bem com isso, principalmente se és avançado. Eu diria que é mais desejo de marcar e ajudar a equipa, é definitivamente algo que tem de estar no sangue dos grandes avançados, tem todas as características e é um grande ponta de lança. A sua vontade é algo que todos queremos apoiar. Já falei muito sobre o seu desejo de marcar que nunca colide com as necessidades coletivas de ganhar jogos, é um jogador aberto a passar quando é altura disso em frente à baliza. Trabalha muito para a equipa sem bola, isto são características importantes, tem uma grande relação com os concorrentes pelo lugar. Estou satisfeito com essa 'ansiedade' por marcar".

Última derrota na Liga foi com o Estrela da Amadora: "Não devemos olhar tanto para trás, não há nenhuma 'vingança' ou lição do passado. Precisamos de estar ligados no nosso caminho, já falei das dificuldades do jogo de amanhã, contra uma equipa que mudou de treinador com um investimento grande. O impacto dele tem sido positivo, já há elementos suficientes para estarmos preparados, sabemos quão importante é ganhar jogos numa Liga exigente, que não nos deixa perder a atenção por um único segundo. Na quinta-feira fizemos 85 minutos muito bons, desligamos por uns instantes e sofremos um golo pesado. Pode acontecer na Liga Europa como na Liga Portugal. A minha luta diária é manter a atenção de toda a gente no máximo. Ainda não ganhamos nada, se queremos fazer algo relevante, o jogo de amanhã é um passo importante". 

Ponto de evolução de Karamoh: "Quando chegou fomos muito claros com ele sobre a necessidade da equipa e que iria começar entre a equipa principal e a B. Tem muitos jogos na Serie A, noutras divisões, esteve comigo na Turquia, tem experiência, mas veio para cá com humildade, desejo de aprender e ajudar para revitalizar a carreira. Não estava pronto no início para ajudar, aceitou o caminho que lhe quisemos desenhar, primeiro a conseguir a forma física, depois a ter minutos na equipa B, marcou dois golos em três jogos, o de ontem foi muito bom e importante porque deu três pontos importantes. Estou muito contente com o facto de continuar connosco com a atitude certa, sempre a sorrir.

Neste momento, estou a dar mais oportunidades ao Angel Alarcón, que também está a melhorar muito. Para o Karamoh, tem de estar pronto porque a oportunidade dele está ao virar da esquina. Corremos sempre o risco de uma lesão ou de suspensões, o Borja Sainz tem quatro amarelos, por isso todos precisam de estar prontos. Mas o mais importante é a atitude que coloca em campo e o Karamoh é um bom exemplo de alguém que está pronto para ajudar o FC Porto".