FC Porto-Sporting: Leões procuram primeiro triunfo frente a uma equipa do top 5

Sporting procura diminuir diferença para o FC Porto
Sporting procura diminuir diferença para o FC PortoSporting CP

O Sporting vai procurar na visita ao FC Porto o primeiro triunfo da época frente a uma equipa do top 5 da Liga Portugal, no clássico da 21.ª jornada, na segunda-feira.

Acompanhe as incidências da partida

O bicampeão nacional ocupa o segundo lugar e vai entrar no Estádio do Dragão, no Porto, a quatro pontos do líder.

Os leões, liderados por Rui Borges, somam 16 vitórias, três empates e uma derrota na Liga, no segundo lugar da tabela, com a particularidade de todos os pontos terem sido perdidos em confrontos com as equipas da frente.

Depois de três triunfos no arranque da prova, o Sporting sofreu a primeira e única derrota no campeonato na receção ao FC Porto (2-1), logo na quarta jornada, e só voltou a perder pontos na oitava ronda, ao conceder em casa um empate tardio frente ao SC Braga (1-1), atual quarto classificado.

Seguiu-se uma série de quatro triunfos, com os verde e brancos a cederem novo empate na visita ao rival Benfica (1-1), na 13.ª ronda. Depois, o Sporting venceu seis dos sete jogos disputados na competição, com mais um empate pelo meio, na visita ao Gil Vicente (1-1), quinto classificado e uma das principais surpresas da prova.

Forma do Sporting
Forma do SportingFlashscore

Apesar da saída do avançado Viktor Gyökeres, grande figura do bicampeonato leonino, para os ingleses do Arsenal, os verdes e brancos destacam-se como o melhor ataque do campeonato, com 54 golos nos 20 jogos disputados, uma média de 2,7 por partida, muito por culpa dos 18 tentos do colombiano Luis Suárez, contratado para substituir o internacional sueco.

Num jogo em que o melhor ataque da Liga vai enfrentar a melhor defesa - o FC Porto apenas tem apenas seis golos sofridos -, os leões chegam ao Estádio do Dragão a quatro pontos do líder, depois da derrota dos dragões na visita ao Casa Pia (2-1), a primeira na prova.

Os leões também estiveram na iminência de perder pontos na receção ao Nacional, mas um golo de Suárez no último minuto dos descontos, aos 90+6, garantiu o triunfo por 2-1. Na ronda anterior, na visita a Arouca, o cenário foi idêntico, com o colombiano a assegurar novamente o triunfo já para lá da hora, também aos 90+6 e outra vez por 1-2.

A tendência de triunfos com golos tardios manteve-se em outras competições, com o Sporting a vencer o campeão europeu e tetracampeão francês Paris Saint-Germain, com um golo aos 90 minutos, e o Athletic Bilbau, com um tento aos 90+4, ambos na Liga dos Campeões.

Últimos resultados
Últimos resultadosFlashscore

Na última partida, o golo da vitória também chegou perto do fim, mas desta vez aos 117 minutos, com os leões a necessitarem do prolongamento para vencerem o AFS, por 3-2, nos quartos de final da Taça de Portugal, marcando mais dois duelos com o FC Porto nas meias-finais da prova, que o Sporting conquistou na época passada.

Outro dado relevante da época do Sporting é o facto de ter marcado em 33 dos 34 jogos que disputou esta temporada, com a exceção a ser a primeira partida da época, com a derrota na Supertaça Cândido de Oliveira frente ao Benfica (1-0).

Os últimos tempos dos leões foram também marcados por várias lesões em jogadores importantes, mas o cenário atual parece bem mais desanuviado para o treinador Rui Borges, com os jovens Quenda e Salvador Blopa indisponíveis, tal como Debast e Ioannidis, que falharam os últimos jogos devido a problemas físicos.

Pedro Gonçalves, Diomande, Daniel Bragança e Eduardo Quaresma já voltaram a competir, tal como Nuno Santos, que esteve 15 meses de fora das opções.

Com a redução pontual para o líder da Liga, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões e a qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal, os leões chegam numa boa fase ao jogo com o FC Porto, que pode ajudar a definir as contas finais, com o Benfica à espreita.

O FC Porto lidera o campeonato, com 55 pontos, mais quatro do que o Sporting e mais nove do que o Benfica, que recebe na ronda o Alverca, um dia antes do clássico, marcado para segunda-feira, pelas 20:45, no Estádio do Dragão, com arbitragem de Luís Godinho, da associação de Évora.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore