Reveja aqui as principais incidências da partida

Praticamente duas semanas depois do último jogo oficial, o Tondela regressava a campo para receber o Arouca. E se 2025 fechou com o amargo sabor da derrota diante do Nacional, os beirões queriam abrir 2026 com uma cara diferente diante de um adversário que também estava embrenhado na luta pela manutenção.
Contudo, o ascendente anímico fez diferença no arranque da partida. A somar pontos nas últimas três jornadas, o Arouca entrou melhor no jogo e abriu o marcador logo aos 8 minutos com um belo passe de Espen van Ee a encontrar Alfonso Trezza que fugiu aos centrais contrários e colocou a bola no fundo das redes.
A montanha era difícil, mas agora parecia praticamente impossível de escalar. O Tondela ainda não tinha vencido em casa esta temporada e só por uma vez tinha conseguido marcar pelo menos dois tentos no João Cardoso. Mas foi então que contou com uma ajuda.
Um guarda-redes cotado e que muitos adeptos do Football Manager deverão reconhecer, Nico Mantl tem mostrado irregularidades em Arouca. Prova disso é o facto de ter dividido a titularidade com João Valido desde então e neste jogo não fez por desfazer as dúvidas de Vasco Seabra.
Aos 12’, o Tondela empatou num livre de Maviram que rematou para o lado do guarda-redes. O alemão tentou adivinhar a intenção do adversário e acabou surpreendido com a bola a entrar no lado que, dizem os livros, devia estar a cobrir.
Pelos 34 minutos nova bola parada e novo erro. Um canto marcado na direita por Joe Hodge, com Mantl a ser surpreendido no primeiro poste por Maviram e com Siebatcheu (34’) a aproveitar a sobra para colocar no fundo das redes.
Consumada a reviravolta, o Tondela entrou para a segunda parte numa postura mais de expectativa, tentando aproveitar os erros do Arouca e voltou a ser recompensado numa bola parada. Maviram somou a segunda assistência da tarde quando bateu o canto na esquerda e encontrou a cabeça de Yeffrey Rodríguez (60’).
Depois de ter sofrido a reviravolta no fecho de 2025, o Tondela abriu 2026 a aplicar a reviravolta. E com um festim de golos que os adeptos não viam desde 7 de novembro de 2021 quando marcou quatro golos ao Marítimo.
Mais importante que isso: Soma agora 12 pontos e está a dois do Arouca, 16.º classificado e que ocupa a posição de play-off de manutenção.
Homem do jogo Flashscore: Maviram (Tondela)

