Recorde as incidências da partida
Na flash interview
Onde esteve a chave da vitória? "Acho que a resposta está na pergunta. Foi um jogo muito complicado, contra uma equipa que jogou muito bem. Houve momentos em que precisámos de sofrer, de ter paciência. Tivemos a capacidade de sofrer, criámos oportunidades, uma bola no poste, dois penáltis. O Diogo também fez algumas defesas boas. Acho que temos de estar muitos felizes. Fizemos 30 pontos em 10 jogos fora de casa e precisamos de agradecer o que estes rapazes estão a fazer. É um orgulho. Ninguém é super-herói. Somos uma equipa de trabalhadores e estamos muito orgulhosos por representar a classe trabalhadora. Conseguimos jogar bem contra uma equipa muito forte."
Mudança da 1.ª para a 2.ª parte: "Acho que na 1.ª parte sofremos um pouco. Precisávamos de virar os 5% dos duelos, das bolas perdidas, a nosso favor. Com bola estávamos a ter bons momentos. Tivemos algumas dificuldades em chegar para pressionar nos primeiros minutos. Mas a energia que o Vitória colocou nos primeiros minutos foi incrível. É uma equipa forte nos vários momentos. Tivemos dificuldades, mas lutámos e conseguimos aguentar o 0-0. Na 2.ª parte melhorámos um pouco e isso fez o resultado".
Vitória que vale mais que os três pontos? "Significa muito. Se não estou enganado, é o 14.º jogo em que não sofremos golos. E o Diogo (Costa) ajudou muito... Os jogadores defenderam com muita energia, quando foi altura de ir fazer um corte, de bloquear um remate... O Alan (Varela) veio ao banco pedir para bater o penálti e estou muito feliz por ele. Muita personalidade".
Decisão do marcador do penálti: "Na hierarquia, o batedor era o William (Gomes). Mas o Alan (Varela) veio com esse feeling que precisávamos. É um jogador muito importante para nós. Nunca dá esse passo em frente quando não é o momento certo, mas hoje decidiu fazê-lo. Era muito peso para um jogador de 19 anos e ele tomou a responsabilidade. O William não se importou de lhe dar o penálti. Foi um gesto de equipa, que procura aquilo que é melhor. E o William foi o primeiro a ir celebrar com o Alan...".
Penálti falhado por Samu: "Dizemos sempre o mesmo a toda a gente: os erros são parte do futebol e precisam de ficar no passado. Para ele é normal. É um rapaz grande, mas tem 21 ou 22 anos... É normal sentir isso, sentiu o calor desse erro. Mas depois, melhorou muito. E acho que jogou bem melhor na 2.ª parte do que na 1.ª. E, claro, não podemos estar no topo todos os dias. Não há super-heróis aqui, somos um grupo que gosta de trabalhar. O Samu pediu-me desculpa no final do jogo e eu disse-lhe que não havia nada pelo qual pedir desculpa".
Na sala de imprensa
Penálti de Samu à barra: "É parte do jogo. Importante foi o desejo que tivemos e o tentar novamente, ir novamente à luta. O impacto dos jogadores que entraram ajudou-se a melhorar. O Oskar Pietuszewski, em 20 minutos, ganhou um penálti e uma expulsão, foi muito positivo para ele. William, Bednarek, Rodrigo... todos estiveram bem. E vimos um grande guarda-redes, ajudou-nos muito a ter uma 'clean sheet', a 14.º da temporada."
Vitória valorizou triunfo do FC Porto? "Tiveram algumas boas oportunidades e o Diogo Costa esteve fantástico, é o que dá ter um dos melhores guarda-redes do Mundo. É muito bom vê-lo em ação. Preferimos vê-lo a usar os pés na construção, mas ele também é preciso defensivamente. Esteve muito corajoso no ar e em jogos assim, com muitos duelos, com muita 'eletricidade', é muito importante ter um guarda-redes que ajude a vencer jogos."
Mensagem ao intervalo: "Disse aos jogadores para ficarem calmos, que também tínhamos tido bons momentos. E para ganharem duelos e segundas bolas. Foi uma das chaves para a vitória. Também ajustámos um pouco a pressão e isso ajudou-nos a ter mais intensidde e a estar mais altos no campo. Conseguimos ser mais verticais e gerámos situações que nos levaram à vitória."
Estreia de Pietuszewski: "O impacto dele foi muito bom. Mais do que o penálti, a primeira bola que ele tocou com a camisola do FC Porto foi um duelo no ar. Com muita energia, ele ganhou a bola e foi muito agressivo a lutar pela segunda bola. Teve muita iniciativa. No lance do penálti, se não vai com aquela vontade, se calhar não gerava nada. A forma como entrou e a maturidade dele no jogo foi muito importante. É jovem, tem de trabalhar muito, mas os primeiros sinais foram muito positivos, estamos muito felizes com o primeiro impacto. O Deniz (Gul) ambém entrou com a atitude certa, ganhou bolas, protegeu muito bem a bola, e ajudou a mudar as dinâmicas do jogo."
Importância da vitória com aproximação do clássico com o Sporting: "Isso é a 8 ou 9 de fevereiro. Falta muito. Ainda temos vários jogos difíceis pelo meio, a começar pelo Gil Vicente na segunda-feira. O nosso foco agora vai para a Liga Europa. Um resultado positivo ajuda-nos a competir pelo top-8, é algo importante e que queremos. Na quinta-feira, depois do jogo, voltaremos a pensar novamente na Liga e na maratona que temos."
