Frederico Varandas reuniu-se com os Núcleos antes do jogo com o Estrela da Amadora

Frederico Varandas reuniu-se com os Núcleos do Sporting
Frederico Varandas reuniu-se com os Núcleos do SportingSporting CP

Em virtude da receção do Sporting ao Estrela da Amadora, no domingo, ter sido a edição 2025/2026 do Jogo dos Núcleos, os presidentes e representantes das embaixadas leoninas encontraram-se com Frederico Varandas.

Recorde o Sporting - Estrela da Amadora

Cerca de uma hora e meia antes do apito inicial, cerca de 90 Núcleos do Sporting foram recebidos pelo presidente do Conselho Directivo em Alvalade. Aos presentes, Frederico Varandas agradeceu o esforço, a dedicação e a devoção na busca pela glória verde e branca, enaltecendo o papel destes na manutenção e expansão do Sportinguismo um pouco por todo o planeta.

Para além de Frederico Varandas, marcaram presença vários membros dos órgãos sociais, entre eles João Teives, presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar, e foram entregues lembranças aos representantes dos Núcleos.

No final, Vasco Matos, membro do Conselho Directivo com o pelouro nos Núcleos do Sporting, não escondeu a satisfação.

"Estamos muito contentes. Batemos recordes: nunca tivemos tantos Núcleos a participar e a trazer tanta gente e tantos autocarros. São as nossas embaixadas de Norte a Sul do país, nas ilhas e também no estrangeiro, de onde vieram Núcleos que quiseram estar presentes hoje. O mérito é do Sporting CP, como um todo, pelo trabalho que estamos todos a fazer, tanto os Associados como as equipas. Ao estarmos a fazer crescer o Sporting CP, é natural que todo o núcleo associativo também suba. Hoje foi um dia alegre para estas pessoas. Para algumas até foi a primeira vez que vieram a Alvalade e muitos jovens ganham, cada vez mais, ligação a este clube. Estamos maiores, estamos a crescer", disse aos meios de comunicação do Sporting.

Lembrando que "sportinguismo é, também, conviver", o dirigente reforçou o peso dos Núcleos no universo verde e branco.

"Só assim conseguiremos ser um grande clube em todo o lado. Só assim conseguiremos ter estes voluntários que ajudam o nosso clube. É muito bom irmos a um espaço do Sporting que nos recebe bem e que tem gente que apoia o nosso clube. Estes voluntários só existem, também, pelo reconhecimento que lhes damos", contou.

José Câmara, presidente do Núcleo do Sporting CP da Madeira, também falou: "Estamos longe, mas sempre muito perto. Hoje, na festa dos Núcleos, o nosso Núcleo não podia deixar de estar presente. É um dia importante para os sportinguistas, como todos, mas este tem um sabor especial. O presidente recebeu-nos e, de alguma forma, recompensa o trabalho que temos com os Núcleos. É uma forma de unir os sportinguistas".

Para o leão madeirense, o momento vivido no domingo "é o reconhecimento do trabalho dos Núcleos, que cada vez mais têm o seu papel". "Este Conselho Directivo e o Vasco Matos têm incentivado isso e é uma maneira de dizer que, mesmo estando longe, estamos sempre cá", acrescentou.

Para Carlos Melim, presidente do Núcleo do Sporting de Londres, "viver o Sporting à distância é muito difícil", mas a receção por parte dos órgãos sociais foi "como um prémio".

"O nosso presidente e a restante Direcção estão a fazer um bom trabalho e espero que continuem por muitos anos. (...) Convívio com outros Núcleos? Vale muito a pena, é muito saboroso estar com estes colegas. Não podemos ter estes convívios sempre, por isso é muito bom", adicionou.