Recorde as incidências da partida
O Casa Pia vinha de duas derrotas na Liga Portugal, diante de Alverca e Santa Clara, que se seguiram ao empate a duas bolas na Luz, na estreia de Gonçalo Brandão no comando técnico da equipa. Recorde-se que os dias que antecederam a partida deste sábado não foram fáceis para o plantel dos gansos, face à gripe que afetou vários jogadores e elementos da equipa técnica.

Já o Gil Vicente havia conquistado apenas dois pontos nas últimas três rondas (empates com AFS e Vitória SC e derrota caseira com o Tondela), o que, ainda assim, não foi suficiente para lhe retirar o quarto lugar. Pablo Felipe, melhor marcador da equipa na Liga Portugal (8 golos) foi ausência de peso em Rio Maior.
O Gil Vicente cedo se instalou no meio-campo dos visitados, fazendo-se valer do seu habitual futebol apoiado e de grande qualidade estética. Já o Casa Pia optava por um jogo mais direto, mas sem resultados práticos. Aos 17' Joelson Fernandes concretizou a primeira grande ameaça junto da baliza dos gansos, através de belo remate em arco, ao poste.
Os visitantes dominavam mas sem conseguirem criar mais oportunidades de golo e foi o Casa Pia a estar muito perto de inaugurar o marcador aos 30', num remate de Oukili que passou muito perto do poste. Até que, aos 38', surgiu o momento mais bonito da partida: livre favorável ao Gil Vicente, a poucos metros da área contrária, com Antonio Espigares a rematar ao ângulo, sem hipóteses para Ricardo Batista.
Um belo cartão de visita deste jovem central espanhol de 21 anos, a cumprir a sua segunda titularidade nos minhotos, depois da estreia na ronda anterior, diante do Vitória SC.

Casa Pia responde no recomeço
O intervalo parece ter feito bem ao Casa Pia, que voltou ao relvado mais ameaçador e aos 54' Kélian Nsona restabeleceu o empate, num lance que apanhou a defesa da casa desprevenida: Larrazabal cruzou para o segundo poste, na sequência da marcação rápida de um livre e o avançado surgiu ao segundo poste a faturar.
Quatro minutos depois, o árbitro Márcio Veloso assinalou grande penalidade a favor do Gil Vicente, mas, alertado pelo VAR, reverteu a decisão, pois foi um jogador do Casa Pia a tocar a bola com a mão. Entretanto, o Gil Vicente voltou a assumir o comando das operações, com incursões perigosas junto do último reduto dos visitados.
Aos 76' Murilo esteve perto de voltar a dar vantagem aos minhotos, mas o seu remate foi desviado por um defesa. Houve mais Gil Vicente até ao final da partida, com o Casa Pia a responder com rápidos contra-ataques e a conseguir segurar um ponto que pode ser precioso na luta pela manutenção.
Melhor em campo Flashscore: Antonio Espigares (Gil Vicente).

