Recorde as incidências da partida
A 9.ª jornada abriu com um duelo entre duas equipas que foram eliminadas na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Alverca caiu nos penáltis, diante da União de Leiria, enquanto o Gil Vicente perdeu com o Académico de Viseu.

A jogar fora, a verdade é que o Gil Vicente inaugurou o marcador logo aos... 40 segundos. Bola de saída com pontapé para a frente, lançamento conquistado e, na sobra de um alívio da defesa ribatejana, Luís Esteves a encher o pé para fazer o 0-1, no golo mais rápido da Liga Portugal até agora.
Aos cinco minutos Luís Esteves quase bisava, numa má abordagem de André Gomes, que deixou a bola bater no relvado e, surpreendido, teve de se esticar para desviar por cima da barra, cedendo novo canto.
As más notícias para Custódio não pararam e, aos 13 minutos, Lucas Figueiredo caiu no relvado e pediu substituição, obrigando o treinador do Alverca a lançar Nouozzi, com o jogador brasileiro a sair de maca. Aos 19', na sequência de uma falta de Luís Esteves sobre Amorim, Lincoln bateu para Andrew segurar.
Aos 22', porém, foi o Gil Vicente a ameaçar novamente o 0-2, com Pablo a desviar ao segundo poste, para bela defesa de André Gomes. Já na reta final da primeira parte, duas ocasiões para o Alverca: aos 40' Lincoln e Marezi combinaram mas ninguém surgiu para o desvio final, antes de Amorim, aos 41', lançar Marezi ao segundo poste, com o avançado a falhar o remate para a baliza de Andrew. No minuto seguinte Murilo, de fora da área, rematou ao lado da baliza de André Gomes.
A fechar a primeira parte, e tal como fez a abrir a partida, o Gil Vicente chegou ao 0-2, com Pablo a desmarcar Santi García, que encheu o pé e rematou colocado para bater André Gomes.
Nos descontos o Alverca ainda ameaçou, após um cruzamento de Lincoln, mas Andrew conseguiu evitar o golo com uma defesa de recurso.

Para a segunda parte Custódio apostou em Davy Gui no lugar de Abdulai, com César Peixoto a lançar Espigares em vez de Jonathan Buatu. E tal como no primeiro tempo, os gilistas voltaram a entrar fortes e eficazes com Pablo a finalizar um contra-ataque perfeito, aos 51 minutos, após combinação com Murilo, para assinar o 0-3.
Aos 57 minutos César Peixoto voltou a mexer, lançando Zé Carlos Ferreira no lugar de Santi García, com Custódio a responder, aos 63', com Sandro Lima e Cabezas nos lugares de Alex Amorim e Milovanovic.
Depois do azar do Alverca, também o Gil Vicente foi obrigado a mexer, devido a lesão, com Joelson Fernandes a sair, para entrada de Martín Fernández, ao mesmo tempo que Gustavo Varela substituiu Pablo. E, dois minutos depois, da primeira vez que tocou na bola, Martín Fernandez, após grande passe de Luís Esteves assinou o 0-4 e deu contornos de goleada ao triunfo dos galos.
O jogo estava resolvido, Custódio, aos 74', lançou Baseya no lugar de Kaiky Naves e, logo depois, Luís Esteves viu o vermelho direto, deixando o Gil reduzido a dez. As más notícias para os galos não se ficaram por aqui, uma vez que, aos 78', João Pinheiro marcou penálti a favor do Alverca, por mão na bola de Zé Carlos. Era a vez de Andrew também brilhar, parando o remate de Lincoln da marca dos 11 metros.
Aos 81 minutos César Peixoto lançou Hevertton Santos e, dois minutos depois, foi André Gomes quem evitou a mão cheia, travando o remate de Murilo. Até final do jogo, incluindo os quatro minutos de compensação, o Alverca ainda tentou o golo de honra, mas o Gil Vicente teve em Andrew a muralha habitual.
Com este resultado o Gil Vicente ultrapassa, à condição, o Benfica, subindo ao pódio da Liga Portugal, com os mesmos 19 pontos do segundo classificado, o Sporting, enquanto o Alverca é 10.º, com 10 pontos.
Homem do jogo Flashscore: Pablo (Gil Vicente)

