Galo ultrapassa pela direita: Gil Vicente dá a volta ao SC Braga e sobe ao 4.º lugar

Gustavo Varela saiu do banco para abrir caminho à reviravolta do Gil Vicente
Gustavo Varela saiu do banco para abrir caminho à reviravolta do Gil VicenteOpta by Stats Perform/Profimedia

O Gil Vicente venceu este sábado o SC Braga, por 2-1, em jogo da 22.ª jornada da Liga Portugal. Em Barcelos, Ricardo Horta colocou os bracarenses na frente, aos 22 minutos, mas na segunda parte os galos deram a volta à partida: Gustavo Varela, lançado ao intervalo, empatou aos 65 minutos, servido por Santi García, que selou a reviravolta aos 76'. Com este triunfo o Gil Vicente ultrapassa precisamente o SC Braga, subindo ao 4.º lugar da classificação.

Recorde as incidências da partida

César Peixoto, treinador do Gil Vicente, apresentou duas novidades em relação ao onze que venceu o Moreirense (1-2), com Zé Carlos e Joelson nos lugares de Caseres e Touré, ambos com problemas físicos. Do lado do SC Braga, Carlos Vicens repetiu a equipa que venceu o Rio Ave, por 3-0, na 21.ª jornada.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Mesmo jogando fora de casa, o SC Braga entrou personalizado. Ricardo Horta, aos 3', rematou torto, antes de Luís Esteves responder, aos 10', com remate por cima, seguido do tiro de Murilo, aos 13', para Hornicek segurar. Aos 16', após canto, Barisic cabeceou para defesa segura de Lucão.

Aos 21 minutos chegou o golo inaugural, da autoria do capitão do SC Braga, Ricardo Horta. Victor Gómez aproveitou uma perda de bola de Joelson Fernandes e cruzou para Ricardo Horta assinar o 0-1 em Barcelos.

O Gil Vicente tentou responder e, aos 26 minutos, Murilo cruzou, sem ninguém a surgir para desviar a bola para a baliza de Hornicek, antes de Konan rematar para defesa do guardião do SC Braga, aos 32'. Respondeu João Moutinho, aos 34', com um remate ao lado, antes de Lagerbielke, após livre, cabecear ao lado. Aos 38' voltou a ser Ricardo Horta, com um remate em arco, a atirar ao lado.

Aos 43 minutos Santi García, em boa posição, falhou o remate, seguindo-se Joelson Fernandes, com remate cruzado mas para Hornicek agarrar com facilidade, já dentro do único minuto de compensação na primeira parte, fechado com a tentativa de chapéu de Santi Garcia, servido por Luís Esteves.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Para a segunda parte César Peixoto trocou de ponta de lança, com Gustavo Varela no lugar de Carlos Eduardo. E logo aos 48 minutos os gilistas ameaçaram o empate, com Murilo a cruzar para o remate de Gustavo Varela e enorme defesa de Hornicek, mas com fora de jogo assinalado.

Aos 54' o guarda-redes do SC Braga voltou a brilhar, parando o remate de Murilo, antes de Buatu, aos 55', cabecear ao lado. Respondeu o SC Braga, com Gabri Martínez a rematar em arco mas ao lado, antes de César Peixoto voltar a mexer, em dose dupla, retirando Zé Carlos e Joelson Fernandes para apostar em Hevertton Santos e Agustín Moreira, aos 61 minutos. Respondeu Carlos Vicens, aos 65', com Diego Rodrigues no lugar de Grillitsch. 

A verdade é que, apenas um minuto depois, Santi García, com um grande passe, isolou Gustavo Varela que, de pé esquerdo, assinou o 1-1.

Com o jogo empatado, e as bancadas em Barcelos em efervescência, Murilo, aos 71 minutos, rematou muito por alto, com tudo para visar a baliza de Hornicek, após bela jogada de Agustín.

O Gil Vicente crescia e Carlos Vicens voltava a mexer, lançado Tiknaz e Paulo Oliveira, nos lugares de Pau Victor e Barisic. Já dentro do último quarto de hora, num livre que era uma espécie de canto curto, Luís Esteves tentou surpreender Hornicek, que desviou para canto, mas na sequência da bola parada, batida à maneira curta, Murilo cruzou para Santi García, de cabeça, assinar a reviravolta em Barcelos.

Carlos Vicens voltou a reagir ao golo sofrido com mexidas, tirando João Moutinho e Arrey-Mbi, para apostar em Fran Navarro e Leonardo Lelo, e aos 83 minutos, após canto, Paulo Oliveira tentou visar a baliza gilista, com um cabeceamento ao lado. Aos 87' César Peixoto apostou em três centrais, com Espigares no lugar de Luís Esteves. Um minuto depois, Espigares foi crucial a travar a tentativa de Zalazar, antes do treinador do Gil Vicente, em cima dos 90', apostar em Bermejo no lugar de Murilo. Já dentro dos cinco minutos de compensação, aos 90+2', Lucão conseguiu travar a tentativa de Ricardo Horta. Aos 90+3', no livre de Zalazar, até Hornicek subiu, mas a bola foi aliviada pela defensiva gilista, resultando num canto resolvido pelo soco de Lucão. Já para lá dos 90+5', Diego caiu dentro da área do Gil Vicente e... viu amarelo por simulação.

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Com esta vitória o Gil Vicente regressa então ao 4.º lugar, com 40 pontos, ultrapassando os 39 do SC Braga, que é agora 5.º classificado.

Homem do jogo Flashscore: Santi García (Gil Vicente)