Mais

Gyokeres quis ser chefe mas do Minho chegou um Patrão: Sporting e SC Braga empatam

Atualizado
A festa do SC Braga na desilusão de Gyokeres
A festa do SC Braga na desilusão de GyokeresOpta by Stats Perform/Profimedia
O Sporting empatou, esta segunda-feira, na receção ao SC Braga, a um golo, na 28.ª jornada do campeonato. Gyokeres, aos 15 minutos, abriu o marcador de livre, mas o jovem Afonso Patrão, aos 87', fez o 1-1 que retira os leões da liderança do campeonato, agora na posse do Benfica, e deixam os bracarenses sozinhos no 3.º lugar.

Recorde as incidências da partida

Rui Borges, treinador do Sporting, fez três alterações em relação ao onze que venceu o Rio Ave, na Taça de Portugal, com Gonçalo Inácio, Geovany Quenda e Matheus Reis nos lugares de St. Juste, Fresneda e Maxi Araújo. Do lado do SC Braga, Carlos Carvalhal repetiu a equipa inicial da última jornada.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Três minutos, três centímetros

Logo aos 3 minutos, a passe de Matheus Reis, Gyokeres arrancou pelo flanco esquerdo e bateu, em força, Hornicek. O golo, porém, foi prontamente anulado por fora de jogo, confirmado posteriormente pelo VAR, por... 3 centímetros.

Logo depois, aos 6', Trincão combinou com Catamo mas o remate do moçambicano saiu muito por cima. Aos 8' novamente Gyokeres, agora a rodar sobre o marcador direto e a rematar forte para Hornicek, com o braço, a defender.

Agora de livre

Aos 14' Paulo Oliveira derrubou Gyokeres, viu o cartão amarelo e, na cobrança do livre, o próprio avançado sueco aproveitou uma barreira mal formada para, com livre rasteiro e forte, a adiantar o Sporting no marcador.

Tentou responder o SC Braga com Racic, aos 25 minutos, de meia distância, a disparar ao lado. Aos 37' foi uma vez mais Gyokeres, a aproveitar uma perda de bola de Robson Bambu, mas com Hornicek a formar uma parede na frente do sueco, negando o 2-0. Aos 42' surgiu a primeira real ocasião de perigo do SC Braga, após uma perda de bola de Debast, que Zalazar aproveitou para encher o pé, com uma defesa a dois tempos de Rui Silva.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

SC Braga de alma renovada

Para a segunda parte Carlos Carvalhal trocou de centrais, lançando Niakaté no lugar do amarelado Paulo Oliveira, e o primeiro remate pertenceu ao SC Braga, aos 52', com Zalazar a rematar por cima. Aos 54' Chissumba à entrada da área, rematou de pé direito mas contra El Ouazzani.

Aos 58' surgiu o Sporting, com bela jogada de Geny Catamo, a servir Quenda que, à direita, rematou para bela defesa de Hornicek. Na insistência Gyokeres, no flanco contrário, atirou forte mas sem direção. Aos 64' foi de livre que Debast atirou às malhas laterais da baliza de Hornicek. Aos 65', também de livre, a punir falta de Gonçalo Inácio, enorme confusão na área do Sporting, sem que ninguém tenha conseguido o desvio para a baliza de Rui Silva, antes de Inácio conseguir o alívio.

Mais pulmão para a reta final

Aos 72' Trincão lançou Geny Catamo e o cruzamento ainda teve o desvio de Gyokeres, ainda que muito por alto. Logo depois Carlos Carvalhal voltou a mexer, apostando em Gharbi e João Ferreira em vez de Racic e Robson Bambu. Respondeu Rui Borges, aos 74', com Maxi Araújo e Eduardo Felicíssimo nos lugares de Geny Catamo e Debast. Logo depois Trincão teve espaço mas o remate saiu à figura de Hornicek, com o SC Braga a responder de pronto, mas com Ricardo Horta a falhar o remate já dentro da grande área.

Miúdos ao poder

Aos 78 minutos Maxi Araújo rematou cruzado, para nova intervenção de Hornicek, antes do jogo ser interrompido, devido a artefactos pirotécnicos junto da baliza do SC Braga, onde se encontravam as claques do Sporting. Retomado, aos 81 minutos Hornicek voltou a brilhar, negando o golo a Trincão.

Aos 82' Carlos Carvalhal apostou no jovem Rúben Furtado, tirando Gabri Martínez, antes de Trincão voltar a testar a pontaria, com remate ao lado, aos 83'. Aos 83' foi Afonso Patrão, mais um jovem, a entrar, no lugar de El Ouazzani, e foi precisamente o jovem avançado que, aos 87 minutos, empatou a partida, surgindo de cabeça para, entre Diomande e Quaresma, apontar o 1-1.

Em cima dos 90', antes dos seis minutos de compensação, Rui Borges lançou Harder no lugar de Matheus Reis, e aos 90+5' o avançado do Sporting, a comemorar 20 anos, arrancou o segundo amarelo a João Moutinho.

O SC Braga acabou com menos um, é certo, mas somou um ponto em Alvalade, suficiente para ultrapassar o FC Porto no terceiro lugar e retirar a liderança ao Sporting. O Benfica é primeiro classificado na Liga, agora de forma isolada.

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: Hornicek (SC Braga)

Os números de Hornícek
Os números de HornícekOpta by Stats Perform/Profimedia