Mais

Lição tão antiga que já estava escrita na Pedreira: SC Braga bate Tondela

Atualizado
Pau Victor estreou-se a marcar
Pau Victor estreou-se a marcarHUGO DELGADO/LUSA

O SC Braga começou com uma série de sustos, mas conseguiu iniciar a Liga Portugal com um triunfo (3-0) frente ao regressado Tondela. O campeão da Liga 2 teve as primeiras três grandes ocasiões da partida, mas Vítor Carvalho (24') silenciou os assobios na Pedreira antes de Pau Victor (37') justificar o estatuto de reforço mais caro da história dos arsenalistas. Ricardo Horta (83') saiu do banco para sentenciar o marcador de penálti.

Recorde as incidências do encontro

Um manual das diferenças entre a Liga Portugal e a Liga 2. O Tondela fez uma boa pré-época, mas depois dos testes teóricos acabou por chumbar nos exames práticos, mesmo que os sinais da equipa de Ivo Vieira tenham sido positivos. Ao fim de 20 minutos, três oportunidades claras, todas desperdiçadas.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

É este o peso de jogar na elite nacional. Se não marcas, morres a seguir. Miro foi a referência ofensiva do Tondela no segundo escalão, de tal forma que se diz que estará de saída. Enquanto continua, deu uma esperança de começo perfeito para a equipa beirã depois de dar um nó cego em Paulo Oliveira antes da grande defesa de Hornicek.

O angolano não foi o único a vacilar. Os adeptos do SC Braga, que já vai com jogos oficiais e não encantou, não gostaram e mostram o desagrado ao som do assobio, que se intensificou depois dos remates de Yaren (14') e Miro (23') deixarem Ivo Vieira a pensar num ditado bem conhecido do futebol português.

"Quem não marca, sofre"

Carlos Vicens fez uma grande rotação no plantel. Com tanto talento, o SC Braga pode dar-se a esse luxo. Pau Victor foi titular ao lado de El Ouazzani e Ricardo Horta ficou no banco. Aos 23 minutos, um sacrilégio, aos 24' uma ideia genial. É assim o futebol. Vítor Carvalho fez o 1-0 de cabeça, após canto cobrado por Leonardo Lelo. Uma pena pesada, mas que sentenciou o desperdício beirão.

Ivo Vieira tinha prometido que a sua equipa vinha com ideias ofensivas, mas a exposição defensiva revelou-se fatal. Lelo aproveitou o espaço no flanco e mostrou a Vicens que o SC Braga pode ser feliz com flanqueadores. Gharbi encontrou o ex-Casa Pia e o esquerdino teve o mérito de assistir para o primeiro de Pau Victor com a camisola arsenalista.

A segunda parte só não foi um pro forma porque o Tondela voltou a ter os seus momentos e até colocou a bola na baliza de Hornicek, mas Yeiner estava em fora de jogo. 

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Carlos Vicens, já a pensar no Cluj, rodou como se esperava num jogo controlado e celebrou uma entrada vitoriosa na Liga Portugal que contou ainda com um golo de penálti sofrido e convertido por Ricardo Horta (83'). Ainda não convenceu, mas enquanto vencer, não haverá contestação.

Homem do jogo Flashscore: Pau Victor (SC Braga)