Mais

Liga Portugal: 10 jovens a seguir na época 2025/26

Victor Froholdt mostrou-se aos adeptos frente ao FC Twente
Victor Froholdt mostrou-se aos adeptos frente ao FC TwenteMANUEL FERNANDO ARAUJO / EPA / Profimedia

A Liga Portugal tem sido um autêntico viveiro de talentos, muitas vezes exportados sem que o público português tenha acesso à plenitude das suas capacidades. No entanto, essas saídas abrem espaço a que outros possam brilhar. Em 2025/26, estas são as 10 apostas do Flashscore para os jovens que deve seguir com particular atenção.

Victor Froholdt - 19 anos - FC Porto

Victor Frohold foi aposta forte do FC Porto
Victor Frohold foi aposta forte do FC PortoFC Porto

O FC Porto investiu rápido e forte na contratação de Victor Froholdt e a primeira impressão do médio agradou adeptos e crítica.

Forte na pressão, o dinamarquês avisou ao que vinha quando disse que não era propriamente o jogador mais técnico do plantel portista, mas pode acrescentar muito ao futebol da equipa de Francesco Farioli.

Forte no passe longo, o ex-Copenhaga é um médio que participa na construção, forte na condução e com capacidade no momento defensivo. Os primeiros sinais apontam para um jogador capaz de criar impacto imediato no Dragão e permitir um encaixe considerável no futuro.

Leia a análise a Victor Froholdt

Mario Dorgeles - 20 anos - SC Braga

Dorgeles chegou a Braga vindo do Midtjylland
Dorgeles chegou a Braga vindo do MidtjyllandSC Braga

Mais um produto vindo da academia Right to Dream, Mario Dorgeles foi alvo de aposta forte do SC Braga, que bateu o recorde de transferências (entretanto ultrapassado com a contratação de Pau Victor) para contratação o internacional costa-marfinense.

O esquerdino pode pisar várias zonas do terreno, mas é no miolo que se sente mais confortável, embora esteja a ser utilizado como falso extremo por Carlos Vicens.

Aos 20 anos, destaca-se na capacidade de passe e pelo raio de ação, mas tem potencial para evoluir ainda mais em solo português. Depois de três épocas a titular no Nordsjaelland, promete dar que falar na Pedreira.

Franjo Ivanovic - 21 anos - Benfica

Ivanovic assinou pelo Benfica
Ivanovic assinou pelo BenficaSL Benfica

O Benfica procurava um avançado, depois das saídas de Arthur Cabral, ainda na reta final da época passada, e de Belotti, que terminou o empréstimo, e apostou na contratação de Ivanovic, que também era alvo do Sporting.

O investimento foi considerável, mas os argumentos evidenciados pelo avançado croata na época passada, ao serviço do Union Saint-Gilloise, prometem um bom período de águia ao peito.

Forte fisicamente, é um avançado forte a atacar o espaço e que pode complementar Pavlidis, ao mesmo tempo que é capaz de liderar a frente de ataque, como fez no conjunto belga. 20 golos na época passada, mais dois em apenas quatro jogos pela seleção da Croácia são um belo cartão de apresentação.

Oumar Camara - 18 anos - Vitória SC

Oumar Camara tem brilhado na pré-época do Vitória SC
Oumar Camara tem brilhado na pré-época do Vitória SCVitória SC

Num mercado que não tem trazido propriamente nomes sonantes para o D. Afonso Henriques, Oumar Camara é, para já, o principal tema de conversa na cidade de Guimarães.

O extremo de apenas 18 anos chegava como promessa, nem que fosse por ter vindo da formação do Paris SG, mas tem mostrado na pré-época que pode ser uma peça com potencial de afirmação imediata sob a orientação de Luís Pinto.

Forte tecnicamente, o internacional jovem pela França é um extremo ágil e desequilibrador, que já fez o gosto ao pé nos encontros particulares. Para ter em atenção!

William Gomes - 19 anos - FC Porto

William Gomes ganhou pontos na pré-época
William Gomes ganhou pontos na pré-épocaFC Porto

O extremo brasileiro é o único jogador da lista que já tinha jogado na Liga Portugal na época passada, mas os poucos minutos às ordens de Martín Anselmi e a amostra sob o comando de Farioli justificam a presença do ex-São Paulo nesta lista.

Chegou a ser utilizado no papel de ala esquerdo, mas mostrou que também pode fazer a diferença a partir do corredor direito, com combinações para espaços interiores em que procura visar as balizas adversárias.

Apesar de não ser um reforço de verão, o extremo mostrou que tem potencial para ser uma das boas novidades de um FC Porto à procura de sangue fresco.

Gabriel Moscardo - 19 anos - SC Braga

Moscardo chegou a Braga por empréstimo do Paris SG
Moscardo chegou a Braga por empréstimo do Paris SGSC Braga

Em 2023, o Paris SG pagou 20 milhões de euros ao Corinthians pela contratação de Gabriel Moscardo, o que por si só já é um sinal do potencial apontado ao jovem brasileiro.

Médio defensivo de forte capacidade física (1m85), é um jogador com capacidade para ter bola, evidenciado muita tranquilidade mesmo quando é pressionado, o que pode permitir que a equipa de Carlos Vicens melhor a sua construção no primeiro terço.

Apesar dos seus atributos técnicos, destaca-se no processo defensivo, conseguindo lidar com os duelos físicos e somando várias recuperações de bola por jogo. Num meio-campo lotado como o do SC Braga, Moscardo terá de lutar pelo seu lugar, mas a Pedreira pode ser o espaço ideal para conseguir a tão desejada afirmação ao futebol europeu, depois de apenas 10 jogos por empréstimo no Stade de Reims.

Mateo Flores - 21 anos - Arouca

Mateo Flores fez vários minutos no Betis
Mateo Flores fez vários minutos no BetisArouca FC

O Arouca continua a apostar no mercado espanhol e foi ao Betis, 6.º classificado da última edição da LaLiga, contratar um médio que tem capacidades para ser destaque no conjunto de Vasco Seabra.

Mateo Flores fez a formação toda na equipa de Sevilha, pela qual se estreou na época passada, tendo participado em 17 partidas.

Apesar de nunca ter sido um titular para Pellegrini, os minutos que ganhou na primeira equipa dos verdiblancos, que foram à final da Liga Conferência, atestam a qualidade de um médio tipicamente espanhol - de fino recorte técnico, é eficaz com bola e raramente comete erros, faltando-lhe, no entanto, mais confiança para chegar a zonas de finalização.

André Gomes - 20 anos - Alverca

André Gomes mudou-se para o Alverca
André Gomes mudou-se para o AlvercaAlverca FC

Com apenas 20 anos, não é fácil ser o guarda-redes titular de uma equipa de Liga Portugal, mas é esse o papel que se prevê para André Gomes.

Depois de vários anos apontado como promessa das balizas do Benfica, o internacional sub-20 português deu o salto da Liga 2, onde fez 60 jogos pela equipa B das águias, para o Alverca.

Continua perto de casa e a cedência sem opção de compra mostra claramente que os encarnados acreditam no potencial do jovem guarda-redes, mas André Gomes ainda terá de provar que tem o que é preciso para ser já titular no principal escalão do futebol português. Dono de reflexos apurados, é um guardião moderno que se destaca pela confiança com a bola nos pés, mesmo que tenha de utilizar o esquerdo, que não é o seu forte.

Renan Santana - 20 anos - Famalicão

Renan Santana reforçou o Famalicão
Renan Santana reforçou o FamalicãoFC Famalicão

O Famalicão voltou a ir ao mercado brasileiro para tentar encontrar o novo Otávio - um central jovem, esquerdino e que tenha capacidade de se valorizar no futebol português.

Nesse sentido, Renan Santana pode ser o nome ideal. Com formação de Santos, chegou cedo ao Atlético Mineiro e chegou a jogar na equipa principal do conjunto brasileiro, mas acabou por rumar a Portugal ainda jovem, com o Famalicão a investir 1,5 milhões de euros na sua contratação.

Apesar da juventude e de não ser um central particularmente alto (1m82), tem potencial para começar a ganhar minutos no futebol europeu, embora tenha de concorrer com o neerlandês Justin de Haas, o outro central esquerdino do emblema minhoto. Ainda assim, atendendo aos últimos exemplos em Famalicão, é jogador a ter em atenção.

Yarlen - 19 anos - Tondela

Yarlen foi campeão pelo Botafogo
Yarlen foi campeão pelo BotafogoCD Tondela

Apontado desde cedo como uma promessa do Botafogo, Yarlen fez história ao tornar-se o primeiro jogador nascido em 2006 a jogar pelo Fogão, tendo até marcado um golaço na segunda partida ao serviço da equipa brasileira, no campeonato carioca.

Com apenas 19 anos, Yarlen promete ser o grande foco de desequilíbrio do Tondela. Ambidestro, pode jogar em qualquer um dos flancos, embora prefira o direito, e é um jogador com apetência no um para um e que gosta de partir para cima dos adversários.

No currículo conta já com uma Série A brasileira, depois de ter participado em 9 jogos ao serviço do Botafogo. Pode fazer estragos em Portugal e a boa notícia para o Tondela é a existência uma opção de compra que pode ser exercida no final da temporada.