O Flashscore atribui notas aos jogadores das principais competições europeias e mundiais, entre as quais a Liga Portugal. Aproveitando esta ferramenta, apresentamos o jogador com a nota mais alta da 7.ª jornada do principal campeonato português.
Onze da 7.ª jornada para o Flashscore
"O Lukebakio não tem gasolina para 90 quilómetros, tem gasolina para 45 e se tiver híbrido vai um bocadinho mais". José Mourinho, antes do jogo com o Gil Vicente, já tinha dado sinais de que Lukebakio não podia fazer os 90 minutos, mas sabia que o internacional belga seria importante frente ao conjunto gilista.
Contratado ao Sevilha no último dia do mercado, Lukebakio chegou à Luz para preencher uma lacuna clara no plantel então treinado por Bruno Lage. O belga não chegou a jogar sob o comando do agora ex-técnico do Benfica, uma vez que chegou a Portugal lesionado, mas era claro que Lage precisava de Lukebakio.

Numa equipa com carências na posição de extremo, Dodi Lukebakio é uma espécie de luz ao fundo do túnel. Um extremo veloz, que arrisca no drible e com olho para a baliza. Uma raridade para os lados da Luz e diferenças óbvias para o extremo do lado oposto, Andreas Schjelderup.
Um olhar atento para o jogo de Lukebakio frente ao Gil Vicente deixa claro que o jogo do extremo esteve longe de ser perfeito, mas foi diferenciador e é dessas características que a equipa de José Mourinho procura. Por isso, mais de metade dos ataques das águias foram pelo lado direito.

Devido ao risco individual que coloca em cada lance, Lukebakio dificilmente terá uma exibição de nota 10 no Benfica, mas tem tudo para ser o combustível ofensivo que tem faltado aos encarnados.
Para já, mesmo com o modo híbrido ativado na segunda parte, o internacional belga mostra que, tal como aconteceu em Sevilha, tem coragem e capacidade para assumir o peso dessa responsabilidade, especialmente se não lhe forem exigidas tarefas defensivas que esgotem uma fonte que promete fornecer energia ao Estádio da Luz.
