O Benfica procura voltar a encher o balão criado pela contratação do treinador José Mourinho frente ao Gil Vicente, numa sétima jornada da Liga Portugal em que o líder FC Porto jogará em Arouca sob protesto.
Siga a Liga Portugal no Flashscore
Os dragões contestam o adiamento do jogo para segunda-feira, devido à realização da Feira das Colheitas em Arouca, e admitem mesmo apresentar uma providência cautelar para o suspender, o que permitiria ao bicampeão Sporting igualar provisoriamente o rival portuense no comando, se vencer na visita ao Estoril Praia.
José Mourinho foi recebido em clima de euforia, depois de ter substituído Bruno Lage, e até iniciou da melhor forma a segunda vida no clube lisboeta, com uma vitória por 3-0 sobre o lanterna-vermelha AFS, mas o empate 1-1 na receção ao Rio Ave, na terça-feira, em partida em atraso da primeira jornada, esvaziou grande parte do entusiasmo inicial.

O futebol praticado pelos encarnados (que ocupam o terceiro lugar e são uma das duas equipas ainda sem derrotas no campeonato, a par do FC Porto), não apresentou melhorias significativas e o Gil Vicente está longe de ser o adversário ideal para um regresso tranquilo aos triunfos.
Surpreendente quarto classificado, a um ponto de distância do Benfica – que não poderá contar com o médio Enzo Barrenechea, devido a suspensão -, o Gil Vicente parece capaz de impedir o regresso de José Mourinho ao estado de graça, na sexta-feira, no encontro de abertura da ronda.
No extremo oposto da jornada, o FC Porto deve defrontar o Arouca na segunda-feira, uma vez que o jogo, inicialmente agendado para domingo, foi adiado para segunda-feira, por coincidir com a realização da Feira das Colheitas, evento que atrai milhares de visitantes àquela vila do distrito de Aveiro.

O presidente do FC Porto, André Villas-Boas, considerou que o adiamento é ilegal e admitiu a possibilidade de apresentar uma providência cautelar com vista à suspensão do encontro, no qual os portuenses terão de defender, no reduto do 10.º classificado, o estatuto de única equipa 100% vitoriosa na Liga de 2025/26.
Se isso acontecer, o Sporting, segundo posicionado, a três pontos do FC Porto, poderá igualar os dragões no topo da classificação (apesar de ficar com mais uma partida realizada), mas, para isso, precisará de se impor no sábado no estádio do Estoril Praia, 12.º classificado, com uma única vitória, em seis jogos na prova.

Moreirense (quinto) e Famalicão (sexto), que defrontam o Casa Pia (11.º) e o Rio Ave (16.º), respetivamente, podem aproveitar um resultado negativo do Gil Vicente para ultrapassarem os galos de Barcelos, enquanto o SC Braga procura melhorar o atual sétimo posto na receção ao Nacional (15.º).

A sétima jornada do campeonato português ficará também marcada pela estreia de João Pedro Sousa como treinador do AFS, no embate com o Estrela da Amadora, em substituição de José Mota, que deixou o clube avense no 18.º e último lugar, sem qualquer vitória e com apenas um ponto conquistado.

Programa da sétima jornada:
- Sexta-feira, 26 set:
Benfica - Gil Vicente, 20:15
- Sábado, 27 set:
Santa Clara - Tondela, 15:30
Moreirense - Casa Pia, 15:30
Estrela da Amadora – AFS, 18:00
Estoril Praia - Sporting, 20:30
- Domingo, 28 set:
Alverca - Vitória SC, 15:30
SC Braga - Nacional, 18:00
Famalicão - Rio Ave, 20:30
- Segunda-feira, 29 set:
Arouca - FC Porto, 20:00