Liga Portugal: Vasco Matos abandona o Santa Clara e é oitavo despedimento em 2025/2026

Vasco Matos deixa o Santa Clara à passagem da 20.ª jornada
Vasco Matos deixa o Santa Clara à passagem da 20.ª jornadaEDUARDO COSTA/LUSA

Vasco Matos tornou-se este sábado no oitavo treinador a deixar o comando de uma equipa na edição 2025/26 da Liga Portugal, neste caso o Santa Clara, depois do desaire caseiro com o Estoril (2-4), na 20.ª jornada.

Vasco Matos orientava o clube desde 2023/24 e levou os açorianos às competições europeias, mas não resistiu ao registo de sete jogos seguidos em vencer na prova e ao 15.º posto na classificação, com 17 pontos, apenas dois acima dos lugares perigosos.

A decisão aconteceu horas depois de os açorianos perderem em casa com o Estoril Praia por 2-4.

Vasco Matos tornou-se assim o oitavo treinador despedido na Liga, depois de Gonçalo Brandão ter abandonado o Casa Pia no inicio do ano, dando lugar, horas mais tarde, a Álvaro Pacheco, de regresso ao futebol português.

Gonçalo Brandão foi chamado após a 10.ª jornada para render João Pereira e, após apenas sete jogos, teve o mesmo destino.

Na lista das chicotadas psicológicas Gonçalo Brandão, antigo defesa central, foi a primeira de 2026 e sucedeu a João Pedro Sousa, que em 16 de dezembro deixou o AFS três dias depois da goleada sofrida em casa do Sporting, por 6-0.

Em 10 encontros, João Pedro Sousa conseguiu apenas uma vitória, na Taça de Portugal, frente ao Fornos de Algodres (7-0), além de seis derrotas e três empates, um dos quais igualmente na Taça, na qual acabou por seguir em frente, depois de bater o Académico de Viseu nos penáltis.

O lanterna-vermelha AFS, que ainda não venceu qualquer encontro em 19 jornadas da Liga, foi a primeira equipa a trocar duas vezes de treinador, depois de José Mota, que saiu à quinta jornada, sendo substituído interinamente por Fábio Espinho em duas rondas, antes da entrada de João Pedro Sousa.

João Henriques foi o escolhido para suceder a João Pedro Sousa.

Na mesma quinta jornada, o Benfica e o Estrela da Amadora também mudaram de treinador, com os amadorenses a despedirem-se de José Faria, que só foi substituído à oitava jornada, por João Nuno, tendo os tricolores sido orientados de forma interina por Luís Silva, enquanto as águias fizeram regressar José Mourinho para o lugar de Bruno Lage.

Bruno Lage foi despedido em 17 de setembro, após a derrota na receção aos azeris do Qarabag, por 2-3, na primeira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, depois de ter estado a vencer por 2-0, dias depois de um empate caseiro com o Santa Clara (1-1).

Ivo Vieira deixou o comando do Tondela à 11.ª jornada para ser substituído pelo italiano Cristiano Bacci.