Mais

Lobo que ameaça finalmente morde: Arouca vence AVS com golo de Esgaio ao cair do pano

Atualizado
Arouca foi mais perigoso ao longo da partida
Arouca foi mais perigoso ao longo da partidaLUSA/Opta by StatsPerform
O golo de Tiago Esgaio, aos 89 minutos, garantiu a vitória merecida do Arouca na visita ao terreno do AVS, num encontro em que os lobos desperdiçaram várias oportunidades de marcar e quase sofriam um golpe de teatro. Com este triunfo, a turma de Vasco Seabra fica mais perto da manutenção, com 28 pontos no 11.º lugar, enquanto os avenses mantêm-se em 15.º, com 23, junto à zona de play-off.

Recorde aqui as incidências do encontro

Depois do triunfo vital em Faro, a turma de Rui Ferreira alinhou com Fernando Fonseca, Nacho Rodriguez e Gustavo Mendonça nos lugares de Tomás Tavares, do lesionado Aderllan Santos e do castigado Jaume Grau, enquanto o Arouca recuperou Tiago Esgaio, que cumpriu castigo na derrota com o FC Porto, e optou pelo regresso de Nico Mantl entre os postes.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Apesar da injeção de moral dada pelo último triunfo e consequente saída da zona de despromoção, a verdade é que os avenses sentiram muitas dificuldades para suster o ritmo dos lobos, que controlaram as incidências e ameaçaram Ochoa. O lendário mexicano brilhou ao travar o golo (quase) certo de Jason, aos 13 minutos, antes de Rafael Rodrigues ter tido a melhor ocasião dos anfitriões num remate de fora de área que não assustou Mantl.

A turma de Vasco Seabra continuou melhor e podia ter ido em vantagem para o intervalo, não fosse o bloqueio providencial de Nacho Rodríguez a Jason e, no seguimento do canto, valeu Fernando Fonseca a evitar a emenda de Dylan Nandín em cima da linha de golo, lance que mereceu análise do VAR. Em cima do descanso houve um susto quando David Simão começou a sangrar da cabeça depois de uma queda forte.

O capitão arouquense resistiu e voltou para o segundo tempo com uma touca na cabeça e uma camisola nova, enquanto Rui Ferreira mexeu para lançar Eric Veiga e Tiago Galletto, este último em estreia na Liga Portugal. Mercado ainda ameaçou para a equipa da casa, mas Ochoa foi novamente chamado a intervir com uma boa parada a Jason, antes de Sylla ter rematado muito perto do poste.

As mexidas dos dois lados trouxeram alguma frescura para dentro das quatro linhas, o AVS ficou mais ofensivo, mas a definição não melhorou, nomeadamente a de Sylla que desperdiçou um penálti em movimento após cruzamento rasteiro e, do outro lado, foi Tunde a desperdiçar a melhor ocasião dos avenses já dentro de área, servido por Nenê. Entretanto David Simão, que voltou a sangrar a camisola e teve de a trocar pela do companheiro Pedro Moreira, chegou ao limite das suas forças e foi rendido por Pedro Santos.

Já perto do apito final, quando o nulo já parecia uma certeza, o Arouca subiu bem pelo flanco esquerdo do terreno, nomeadamente conduzido por Jason, que lançou Weverson na linha de fundo, o cruzamento rasteiro do brasileiro contou com uma simulação ao primeiro poste e sobrou para Tiago Esgaio, que encostou e garantiu os três pontos.

Homem do jogo Flashscore: Tiago Esgaio (Arouca).