Recorde as incidências do encontro
As ligações entre Alverca e Santa Clara são conhecidas, mas a distância entre os dois clubes começava a ser cada vez maior e motivava preocupações para os lados dos Açores, com a equipa em risco de cair para a zona de descida direta à Liga 2 numa temporada que começou na Liga Conferência.

Petit falou dos bons sinais dados pelos açorianos nas derrotas com Estrela (1-0) e Benfica (2-1), mas a equipa começa a precisar de resultados e, quando assim é, o pior cenário é mesmo começar a perder. Foi isso que aconteceu em Alverca, depois de Sidney Lima cometer penálti sobre Chiquinho e permitir mais um golo a Marezi (6').
A história da primeira parte quase podia ter ficado escrita por aqui. Do lado do Santa Clara houve bola, mas poucas oportunidades e mais más notícias, depois de Frederico Venâncio ver o amarelo que o retira do encontro decisivo em Tondela a 10 minutos do intervalo. Ainda com o foco em Alverca, Vinícius Lopes (39') ainda tentou agitar com dois remates, mas André Gomes continuou sem ter de sujar o equipamento.

A segunda parte teve uma história diferente, desde logo porque o Santa Clara pegou naqueles sinais positivos que Petit tinha assinalado recentemente e, tal como nas partidas anteriores, foi melhor nos segundos 45 minutos do que nos primeiros, encostando o Alverca à baliza de André Gomes, que foi finalmente forçado a entrar em jogo.
A entrada de Brenner Lucas mexeu com o jogo dos açorianos e, apesar das poucas ocasiões, sentia-se que podia haver um golo na baliza ribatejana. André Gomes negou o 1-1 a Vinícius Lopes com uma excelente intervenção e depois fez o mesmo num cruzamento tenso de Serginho (70'), mas foi quando Custódio fez mexidas para tentar revitalizar a equipa que o Santa Clara chegou ao empate.
No segundo jogo europeu da carreira, Fernando (76') tirou Naves do caminho e rematou em arco, sem hipóteses para André Gomes, lançando a partida para uma reta final intensa e que podia mesmo ter dado em reviravolta, não fosse o desperdício de Gabriel Silva (86') quando Petit já se preparava para celebrar uma vitória que continua sem alcançar desde que chegou aos Açores. Ainda assim, o ponto resgatado este sábado permite manter o lugar de play-off, mas agora com os mesmos 18 pontos do que o Tondela. A luta está animada!
Homem do jogo Flashscore: Fernando (Santa Clara)

