“Na sequência das cheias que recentemente afetaram várias regiões de Portugal continental, a Santa Clara Açores – Futebol, SAD lançou a campanha solidária ‘Paixão Sem Fronteiras’, com o objetivo de mobilizar a comunidade açoriana no apoio às populações que atravessam um momento particularmente difícil”, anuncia a formação açoriana em comunicado
A campanha inclui a recolha de bens essenciais como alimentos não perecíveis, produtos de higiene, vestuário, roupa de casa e material escolar.
“Os bens recolhidos serão encaminhados para algumas das zonas mais afetadas pelas cheias, nomeadamente Coimbra, Leiria, Santarém e Lisboa, sendo posteriormente organizados e enviados com o apoio logístico reunido ao longo da campanha”, refere.
O Santa Clara considera “seu dever unir esforços e contribuir para aliviar as necessidades daqueles que foram atingidos” pelo mau tempo, que já provocou centenas de feridos e desalojados.
A campanha estabelece como pontos de recolha a loja e sede do clube, o Estádio de São Miguel (em dia de jogo), a livraria Letras Lavadas, o Grupo Marques e o Campo de Jogos das Capelas.
Na sexta-feira, o Santa Clara recebe o Benfica às 17:30 locais (18:30 em Lisboa) no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, a contar para a 22.ª jornada da Liga.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.
O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
