Mais

Mourinho antevê dificuldades em Guimarães e reage ao debate: "O sócio quer ganhar o 39 e o 40"

Mourinho quer continuidade do bom momento do Benfica
Mourinho quer continuidade do bom momento do BenficaSL Benfica

Leia abaixo as declarações do treinador do Benfica, José Mourinho, na conferência de imprensa de antevisão à visita ao terreno do Vitória SC, da 10.ª jornada da Liga Portugal, agendada para sábado, às 20:30.

Acompanhe aqui as incidências e o relato do encontro

Análise: "O Vitória SC é o Vitória SC e jogar em Guimarães é jogar em Guimarães, sempre. Independentemente do momento, jogar em Guimarães contra o Vitória SC é sempre difícil. Estamos num período em que as classificações não refletem o verdadeiro valor das equipas e de certeza que o Vitória SC não vai acabar na posição em que está. De certeza que vai terminar na parte alta da classificação. Tem uma boa equipa, grandes jogadores, um dos apoios mais importantes que temos no nosso campeonato.

É um jogo difícil para nós, eles não jogaram na Taça da Liga, tiveram a semana toda para preparar o jogo, nós não, mas temos que estar preparados. A fadiga existe, mas Benfica é Benfica, joga para ganhar no campeonato e em todos os jogos. Temos de ir lá com enorme ambição, mas completamente enquadrados no que vai ser o jogo e das dificuldades que vamos encontrar".

Siga o relato no site ou na aplicação
Siga o relato no site ou na aplicaçãoFlashscore

Investimento prometido por Rui Costa em janeiro: "Não lhe vou mentir, tenho que dizer que obviamente que vi o debate entre os dois candidatos. Mas tudo o que possa sair do debate não vou comentar. Nem nomes de jogadores que acabou de dizer (Renan Lodi e Bernardo Silva), já falei o suficiente sobre o mercado, as minhas palavras estão a ser um pouco deturpadas. Nunca disse 'quero', nunca disse 'exijo', pelo contrário, o meu trabalho é melhorar os jogadores que tenho. Depois, em janeiro, se houver a possibilidade de chegar um ou outro jogador para melhorar o plantel... Mas fui sempre muito objetivo em relação a isso, não pedi jogadores ao presidente.

Não tenho uma lista de jogadores, nada que pudesse provocar algum tipo de discussão entre os candidatos (às eleições) sobre o que o treinador poderá pedir. Nem no dia 01 de janeiro vou mudar a abordagem a esta tema. Estou aqui para melhorar os meus jogadores e logo se vê".

Importância da formação e motivação do plantel: "Estão todos motivados, sejam os mais jovens à procura de uma oportunidade, como os mais velhos à procura da sua estabilidade e estatuto na equipa. Eu não olho a idades, se tiver que lançar um jovem de 17 ou 18 anos não tenho problema nenhum em fazê-lo. Estou aqui há pouquíssimo tempo, tento conhecer os jogadores o máximo possível, a equipa B é a que está mais perto de nós e há jogadores que treinam connosco ou vou ver os treinos.

Quero conhecer ao máximo, porque há jogadores que tenham potencial elevado e queimam etapas, posso apaixonar-me por um jogador que não está na equipa B ou sub-23 e dê o salto dos sub-19. Nós, treinadores, somos diferentes na maneira como avaliamos o potencial dos jogadores, posso decidir um dia que um jogador menos preparado, mas que pode ter um melhor futuro, salte etapas. Em vez de ir dormir a sesta depois do trabalho da primeira equipa, vou ver treinos e jogos dos miúdos para os conhecer o melhor possível.

Faz parte da cultura do Benfica e, ao mesmo tempo, é das coisas mais bonitas de um treinador lançar jogadores. Todos os que se estrearam comigo ao longo da minha carreira e em que fui parte importante é das coisas mais bonitas. Não posso dizer a totalidade dos jogadores porque mentiria, mas uma larguíssima percentagem dos jogadores que se estrearam comigo, ainda continuamos com uma ligação quase umbilical e essa é uma das coisas mais bonitas do futebol. Infelizmente não consegui com todos, mas quase todos".

Preparado para trabalhar com estrutura do futebol proposta por Noronha Lopes: "Já respondi à sua colega, ouvi o debate, mas não quero fazer qualquer tipo de comentário. Se me fizer essa pergunta na segunda-feira após as eleições, respondo-lhe sem problema. A única coisa que digo em relação a este debate e aos anteriores é agradecer o respeito com que toda a gente se referiu a mim. Nem sequer me interessa que falem de mim como treinador, mas o respeito com que falaram da minha pessoa é a única coisa que agradeço, é muito agradável, honestamente. Tive sempre esta postura em relação às eleições e aos candidatos. Votei Benfica e vou voltar a votar Benfica".

Está vinculado a Mário Branco?: "Não vale a pena falar de situações hipotéticas. Eu respondo a essa pergunta na segunda-feira pós-eleitoral, neste momento devo continuar a merecer o respeito de todos e um dos motivos pelo qual existe esse respeito, é exatamente porque respeito todos".

É preciso "apertar mais" com os jogadores?: "Os jogadores que precisam de ser acordados para a realidade de jogar em Guimarães contra o Vitória SC são os que chegaram esta época. Sou um novo treinador no Benfica, mas obviamente tenho conhecimento e experiência do campeonato de origem, já joguei muitas vezes em Guimarães. Todos os outros jogadores sabem perfeitamente que é difícil, é um daqueles adversários onde os candidatos ao título vão jogar e existe a expetativa de perderem pontos. É uma boa equipa, luta sempre pelos primeiros lugares de classificação e os jogadores estão alertados para isso. 

Relativamente ao último jogo com o Tondela, havia a expetativa de que fossem mudar de jogadores, nós apresentamos uma equipa forte, sentia que íamos ganhar o jogo e entramos no ritmo de não forçar muito. Em Guimarães, a história é completamente diferente". 

Richard Ríos e Lukebakio: "É agradável para os jogadores terem o feeling de terem feito um bom jogo, o Richard entrou bem, o Lukebakio marcou o primeiro golo pelo Benfica, houve a empatia não egoísta de o golo ser nosso e não dele. O homem do jogo, apesar de ter feito desaparecer o troféu, é muito agradável para um jogador que chega ao campeonato, é agradável para o Richard festejar um golo quase seu no Estádio da Luz. É bom para o crescimento do Benfica".

Trio com Barrenechea, Barreiro e Ríos: "Uma vez o Bruno (Lage), talvez a defender-se de um dos vossos comentários, disse que 'as pessoas pensam que o Barreiro é uma médio defensivo', mas ele não é, de todo, um médio defensivo. Trabalha muito, mas tem um timing fantástico para se projetar no ataque, quando tem liberdade pode jogar na posição 10, apareceu no segundo e terceiro golo (contra o Tondela). Os três que têm jogado mais, juntamente com o Barreiro e o Aursnes, fazem um grupo de cinco jogadores muito interessante e é uma zona onde há João Rego, Rafael Veloso, uma série de jovens com pernas para andar...".

Novamente questão sobre Mário Branco e Bernardo Silva: "(Em resposta ao jornalista) Estou preocupado contigo... Não sei se és tu que não queres férias ou se são os patrões que não te dão. Estás em todo o lado a toda a hora, dormes pouco, saíste tarde ontem e já estás aqui... Ou pagam-te muito ou então és uma máquina de trabalho. Brincadeiras à parte, não quero falar do diretor Mário Branco, nem do Bernardo Silva, não devo entrar por aí. Tenho-me aguentado tão bem e defendido tão bem das vossas provocações, que agora que está a chegar ao final, vou-me focar no Vitória SC, Bayer Leverkusen e Casa Pia. Na segunda-feira pós-eleitoral cá estaremos".

O sócio Mourinho gostava de ter o Bernardo Silva?: "O sócio José Mourinho gostava de ganhar o 39 e o 40 (Benfica tem 38 títulos de campeão nacional). Até porque gostava de ganhar o 9 e 10 (Mourinho ganhou oito campeonatos nacionais na carreira de treinador). E se o 40.º vier ao mesmo tempo que o 10.º era perfeito".