Mourinho dá preferência no Clássico, aborda miúdos e atualiza lesões: "Vamos atrás deles"

Atualizado
Mourinho em Tondela
Mourinho em TondelaPAULO NOVAIS/LUSA

Leia abaixo as declarações do treinador do Benfica, José Mourinho, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro com o Alverca, para a 21.ª jornada da Liga Portugal, agendado para as 20:30 de domingo.

Acompanhe aqui as incidências e o relato do encontro

Antevisão ao Alverca: "Espero o Alverca igual a todas as equipas que vêm ao Estádio da Luz. Com a esperança de não perder, a jogar para isso, muito bem organizados, bem treinados, a dificultar o jogo de quem quer ganhar com a tranquilidade dos pontos que têm e fora da luta pela permanência. É uma equipa que não constrói muitas oportunidades, mas faz golos, uma equipa perigosa num jogo contra nós em que, obviamente - depois do empate no último jogo - a vitória é o único resultado que nos interessa e que nos pode deixar entusiasmados com o jogo de segunda-feira (entre FC Porto e Sporting). Se não ganharmos, esse jogo passa a ter um significado muito reduzido".

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Estado do relvado: "Com as condições atuais, jogar em casa é muito bom porque se algum estádio vai estar em condições para se jogar, penso eu e espero eu, é o Estádio da Luz. Ainda agora vim do jogo dos jovens contra o SC Braga e contra o FC Porto em que os campos estão num estado difícil, não dá para fazer três passes seguidos, se transportarmos isso para os homens, a situação seria igual".

Mantém confiança no título: "Sou assim no positivo e negativo. Se quiser rir pode rir, mas no outro dia quando fizemos o terceiro golo contra o Estrela da Amadora os meus colegas ao lado disseram-me 'já está' e eu disse 'não está nada que ainda falta muito'. Para o positivo e negativo, sou objetivo e pragmático. Quando estava na frente dos campeonatos disse sempre que 'só quando matematicamente formos campeões é que somos campeões' e quando estava atrás fui sempre à caça até que matematicamente fosse possível dar a volta. Neste momento é possível dar a volta e vamos atrás deles. Mas para na segunda-feira podermos esperar o resultado do jogo com alguém a perder pontos ou os dois, precisamos de ganhar amanhã".

Regresso de Lukebakio: "Amanhã não joga, mas na próxima semana talvez para o jogo de sexta-feira, deve estar no limite. Na semana seguinte, se o processo decorrer normalmente, é um sim. Ele está bem, é uma questão de treinar, de se sentir bem e confiante".

Os últimos jogos do Benfica
Os últimos jogos do BenficaFlashscore

Rafa Silva titular: "Toda a gente treina bem e tem motivação para treinar. Uma das coisas ao longo da minha carreira tem sido a preocupação com a construção de treinos motivadores e interessantes, que puxem pelos jogadores. Obviamente está motivado como todos, está a trabalhar, vai recuperando o tempo de ausência, já fez dois jogos, 20 minutos num e 30 minutos no outro, com o tempo a passar vai ter mais minutos nas pernas e vai jogar amanhã".

Preferência no jogo de segunda-feira: "O meu trabalho é ganhar amanhã, quero ganhar ao Alverca. O foco de todos nós - e inclusive dos benfiquistas - tem que ser ganhar ao Alverca porque não vai ser fácil. A partir daqui, todos juntos e motivados, tentar puxar pelo estádio e que o estádio puxe por nós para ganharmos 24 horas antes do Clássico. Se me perguntar quem gostava que ganhasse, o que gostava não conta para nada, mas esquecendo o nome dos clubes, diria que era melhor para nós que o primeiro classificado perdesse".

Falta de oportunidades de Ivanovic: "A minha primeira missão enquanto treinador do Benfica é ganhar jogos. Nunca nestes meses que estou aqui, seja presidente, conselho de administração, diretor-geral, etc, nunca ninguém me disse para ter em atenção a valorização ou desvalorização dos nossos ativos. O objetivo principal é sempre ganhar o maior número de jogos possíveis e quando faço as minhas escolhas é nisso que penso. Obviamente depois, como treinador, gestor, líder de homens, também penso nisso, nas ambições dos jogadores com Mundial daqui a uns meses. Sem provocar conflitos entre o fundamental e o secundário, o secundário também me interessa.

Estatísticas de Ivanovic
Estatísticas de IvanovicFlashscore

É nesse sentido que o Ivanovic tem jogado pouco mas tem estado sempre presente, não ficou fora de nenhuma convocatória, utilizei-o quando tinha de o utilizar tendo em conta as características do adversário, como foi o caso do Nápoles e deixei de fora o Pavlidis. Nos jogos do campeonato, as equipas jogam muito fechadas e em bloco baixo, há determinados perfis de jogador que fazem mais sentido. O Anísio Cabral é um jogador que joga em espaços reduzidos, de costas para adversários, uma referência na área, vou pelas características que podem ajudar - no meu entender - a ganhar jogos".

Dedic: "O Dedic não está bem, não podemos dizer que está lesionado e de fora da competição, mas arrasta alguns problemas e que tem que ser gerido com pinças. Cada jogo é decisivo, mas há jogos em que se ele não jogar temos de encontrar soluções, há outros que não é assim. No jogo com o Real Madrid sem Dedic é difícil encontrar uma solução de equilíbrio. Até lá temos que ir gerindo como fizemos contra o Tondela porque ele tem um pequeno problema".

Renovação de jovens jogadores: "Faço o meu trabalho com toda a naturalidade, o que acontece aos miúdos é por causa do trabalho que fazem ao longo dos anos. Obviamente é preciso alguém metê-los lá dentro, mas o importante é que estamos a pensar muito neles e analisamos ao detalhe as situações individuais: cansaço, mudança de equipas, tempos de utilização, treino com a primeira equipa... O José Neto treina com a primeira equipa todos os dias, já jogou na primeira equipa, nos sub-23, na equipa B, na Youth League. Estes miúdos têm que ser geridos com pinças e apoio científico.Ainda esta semana fizeram análises, foram investigados a nível médico e ciência desportiva para termos dados para tomarmos decisões. Estão numa altura importante do desenvolvimento deles e nós preocupamo-nos com eles.

Quanto a contratos, há coisas que se dizem com pouco conhecimento. Só podem assinar contrato profissional quando fazem 18 anos, já há algumas semanas diziam que o Benfica não tinha assinado com os jogadores e o Benfica não pode assinar. Já fomos criticados por não termos assinado antes de os meter a jogar, mas só podem assinar quando fazem 18 anos. O Benfica tem controlo da situação e isso passa, fundamentalmente, pelo desejo que os miúdos têm de ficar aqui e pela sensação, mais do que provada, que têm portas abertas para o desenvolvimento e estamos contentes com o processo.".

Os próximos jogos
Os próximos jogosFlashscore

Ausência de Richard Ríos: "Eu sinto falta de todos. Uma coisa é ter Prestianni e Schjelderup ou Sudakov, outra coisa é ter esses três mais o Rafa, Lukebakio, Bruma, isto só em termos de alas. Uma coisa é termos Ríos, Enzo Barrenechea perto dos 100%, Aursnes e Barreiro, outra coisa é ter Aursnes e Barreiro e o Manu vai crescendo aos poucos. Eu prefiro ter toda a gente à disposição, o Ríos é um jogador único no nosso plantel, mas quem tem jogado tem jogado muito bem. Encontramos uma dinâmica adaptada às suas características e contente, só não estou contente com os empates que temos tido, principalmente o último com o Tondela, mas estou contente com a forma como a equipa joga e isso depende muito da casa das máquinas que é uma expressão utilizada para o meio-campo.

Não me surpreenderia se o Richard Ríos voltasse para o segundo jogo com o Real Madrid, o primeiro é prematuro, mas o segundo talvez consiga".