Mais

O despertar açoriano: Golo aos 3' vale triunfo do Santa Clara diante do Nacional

João Costa festeja o golo da vitória do Santa Clara
João Costa festeja o golo da vitória do Santa ClaraOpta by Stats Perform/LUSA
O Santa Clara venceu este domingo o Nacional, por 1-0, em jogo da 27.ª jornada do campeonato. João Costa, logo aos 3 minutos, marcou o golo da vitória dos açorianos, que coloca a equipa de Vasco Matos isolada no quinto lugar, com 46 pontos. O Nacional é 11.º, com 29.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Duelo entre insulares nos Açores, entre duas das únicas quatro equipas que ainda mantêm os mesmos treinadores desde o início da temporada.

A jogar em casa, o Santa Clara entrou a todo o gás e, logo aos 3 minutos, João Costa apontou o 1-0, após cruzamento de Firmino, com o avançado a aproveitar um mau corte de Zé Vítor para, com um belo remate, bater Lucas França.

Aos 7' foi Ricardinho a arrancar pela esquerda, mas desta vez Zé Vítor controlou o lance, antes do Nacional responder, aos 9', com cabeceamento de Soumaré por cima, após canto. Aos 24', de livre, MT lançou Ricardinho, que cruzou e viu Pedro Ferreira falhar o desvio por centímetros.

Aos 26' o Nacional voltou a alertar a defesa do Santa Clara, com remate de Penha, de longa distância, antes de Lucas França negar o 2-0 ao Santa Clara, aos 28', a remate de Gabriel Silva. Do outro lado, aos 36', beneficiando do vento, Gabriel Batista quase foi batido num canto direto, que ainda bateu no poste.

Era o melhor período do Nacional, que aos 38', de livre, viu Gabriel Batista a defender para a frente, com a bola a bater em Frederico Venândio, antes de Soumaré, aos 39', cabecear para nova intervenção decisiva do guarda-redes dos açorianos.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Para a segunda parte Tiago Margarido lançou Joel Tagueu e Rúben Macedo no Nacional, mas foi o Santa Clara novamente a entrar forte, com João Costa a rematar ao lado, aos 47 minutos. Respondeu o Nacional, aos 53', com Daniel Penha a atirar para defesa de Gabriel Batista, que voltou a negar o golo dos madeirenses aos 58'. O guardião do Santa Clara ficou mesmo magoado na mão esquerda e precisou de assistência, mas prosseguiu em jogo.

Aos 64 minutos foi Lucas França a dar nas vistas, a remate de Ricardinho, antes de mais substituições, com Léo Santos e Labidi no Nacional, e Sidney Lima e Vinícius Lopes apostas no Santa Clara. Aos 70' ainda se voltou a gritar golo no Estádio de São Miguel, mas Gabriel Silva estava adiantado, antes de Yamada substituir Paulinho Bóia, nos madeirenses, aos 76'.

Aos 81' Gabriel Silva desmarcou-se mas Lucas França conseguiu adiantar-se e cortar para canto, antes de Diogo Calila, Serginho e Daniel Borges serem lançados na formação açoriana para a reta final, onde Soumaré, em cima dos 90', foi expulso, com segundo amarelo, e impediu qualquer reação final do Nacional.

Homem do jogo Flashscore: João Costa (Santa Clara)

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform