Acompanhe aqui as incidências e o relato da partida
A época começou atribulada para os lados de Guimarães. As várias mexidas no mercado de transferências dificultaram a vida ao recém-chegado Luís Pinto e os resultados insuficientes colocaram em causa os primeiros passos do antigo técnico do Tondela no D. Afonso Henriques.
No entanto, as palavras de António Miguel Cardoso no final do mês de agosto serviram como um barómetro para o que seria a época do clube: quinto lugar na Liga Portugal ou demissão.
Apesar daquelas primeiras semanas, o Vitória SC conseguiu reorganizar-se, apostou em vários jovens da formação e entrou em 2026 com a maior conquista dos últimos anos, a Taça da Liga... diante do SC Braga.

O conforto do D. Afonso Henriques
Mais de um mês depois, o SC Braga tem a oportunidade de se vingar do eterno rival e dar um duro golpe nas ambições do conjunto de Guimarães, deixando-o mais distante do quinto lugar.
Para evitar esse cenário, a equipa de Luís Pinto terá de encontrar fora de casa o conforto que tem vindo a demonstrar no D. Afonso Henriques: os conquistadores são a 5.ª melhor equipa da Liga a jogar no seu reduto, com 21 pontos, fruto de seis vitórias, três empates e três derrotas.
Curiosamente, o SC Braga surge logo atrás, mas com dois jogos a menos do que o Vitória SC, pelo que a diferença de apenas um ponto pode ser ultrapassada em caso de vitória da equipa de Carlos Vicens no dérbi.

O certo é que, caso o Vitória SC fosse tão consistente fora de portas como é em casa, estaria a discutir o 4.º lugar com Gil Vicente e SC Braga. Longe de Guimarães, o vencedor da Taça da Liga somou apenas 10 pontos e já perdeu seis vezes, ao contrário do rival minhoto, que tem mais nove pontos fora de portas, apesar da recente derrota em Barcelos.
O desconforto da Pedreira
Se olharmos para os jogos da Liga Portugal disputados no Municipal de Braga, os arsenalistas são claros dominadores dos dérbis do Minho, com apenas duas derrotas desde a construção do estádio.
Ainda assim, os adeptos do Vitória SC terão a memória fresca do último triunfo, alcançado precisamente na mais recente visita, por 0-2, com golos de João Mendes e Tomás Ribeiro, dois dos muitos nomes que já não fazem parte do plantel.

Depois da derrota com o Gil Vicente, o SC Braga arrisca-se a ficar a quatro pontos do 4.º lugar e a ver o Vitória SC aproximar-se da mesma posição. Por outro lado, se os arsenalistas vencerem, poderão fragilizar ainda mais a candidatura da equipa de Guimarães ao quinto lugar e influenciar o futuro na presidência do eterno rival.
Um dérbi que vale bem mais do que três pontos!
