Mais

O sonho da manutenção deixa a Europa em risco: Farense bate Vitória SC

Rui Costa disputa a bola com Relvas
Rui Costa disputa a bola com RelvasHugo Delgado/LUSA
Num jogo de emoções fortes, Marco Matias colocou o Farense em vantagem logo aos seis minutos, Gustavo Silva (47’) empatou para o Vitória SC. Já perto do final Rony Lopes (82’) desperdiçou um penálti, mas Poveda foi herói (90+2’) e garantiu três pontos que permitem ao Farense sonhar como a manutenção direta. O emblema de Guimarães deixou escapar oportunidade de selar o quinto lugar e a Liga Conferência.

Reveja aqui as principais incidências da partida

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Dois históricos do futebol português, com dois dos estádios mais icónicos da Liga, Vitória SC e Farense defrontaram-se pela 29.ª vez em Guimarães com objetivos distintos. O conjunto da casa sabia que um triunfo garantia o quinto lugar e o regresso à Liga Conferência, enquanto os algarvios precisavam de uma inédita vitória no D. Afonso Henriques para sonharem com a manutenção direta na última ronda.

E o Vitória SC aproveitou um estádio com mais de 20 mil adeptos para começar melhor. O marcador só não mexeu aos 3 minutos, porque Kaique agigantou-se perante Nuno Santos e negou duas vezes o golo ao médio, com enormes defesas. Está mais do que assegurada a sucessão de Ricardo Velho em Faro.

O clichê chegou para os homens da casa minutos depois. Numa jogada a três toques, Rui Costa isolou Marco Matias (6’) e capitão do Farense bateu Bruno Varela para marcar à antiga equipa. Renascia a esperança algarvia, crescia o nervosismo nos vitorianos.

A tensão era palpável no D. Afonso Henriques. Sem nomes como Tiago Silva ou Telmo Arcanjo, o Vitória SC não apresentava o futebol que já encantou. Passes falhados, más decisões. Uma equipa de Luís Freire irreconhecível com os nervos de voltar a garantir o bilhete europeu.

Os números ao intervalo
Os números ao intervaloOpta by Stats Perform

E se tivemos um golo madrugador no primeiro tempo, o mesmo aconteceu na etapa complementar. Na marcação de uma bola parada, João Mendes encontrou Gustavo Silva na área, que se antecipou a toda a gente e colocou a bola no fundo das redes. A reviravolta podia ter surgido pouco depois, mas Kaique agigantou-se de novo, desta vez perante Nélson Oliveira.

Com o cerco do Vitória SC a apertar, o Farense foi aguentado o melhor que podia e acabou bafejado pela sorte. Numa rara incursão à área contrária, Rui Costa foi pisado por Filipe Relvas e o árbitro apitou de imediato o penálti. Chamado a converter o penálti, Rony Lopes acertou no poste esquerdo de Bruno Varela e desperdiçou a grande oportunidade da segunda parte.

O empate parecia selado, mas eis que aos 90+3’, Dário Poveda voltou a vestir a camisola de herói. Pareceu na área e rematou para o fundo das redes. Depois de garantir a vitória diante do Famalicão aos 90+1’, garantiu mais um triunfo importante para os leões de Faro.

O Farense está agora na 17.ª posição com 27 pontos, os mesmos do AFS, e a ainda com possibilidade de alcançar o Estrela da Amadora (29 pontos) e a manutenção direta. Já o Vitória SC vai a Alvalade (onde não conta com Händel), com 54 pontos, os mesmos do Santa Clara, e uma ténue vantagem na luta pelo quinto lugar e a Liga Conferência

Homem do jogo Flashscore: Poveda (Farense).

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform